Concurso público vira saída para desemprego

Ao deixar a iniciativa privada com 38 anos, após cerca de 25 anos de trabalho, a administradora de empresas Maria Helena Franco Martins Alves não conseguia mais uma recolocação. ?Isso foi um fator decisivo para investir em um concurso público?, disse. Com pouco menos de seis meses de preparação, Maria Helena conseguiu aprovação em dois concursos, e acabou optando pela vaga no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que oferecia o melhor salário e regime de trabalho.

A história de Maria Helena é parecida com a de muitos profissionais, que estão buscando no concurso público uma oportunidade no mercado de trabalho, aliado à estabilidade financeira e bom salário. A economista e microempresária Vera Alice de Souza afirma que o emprego público também tem atraído as pessoas pela sua característica. ?Na iniciativa privada, o funcionário tem horário para entrar e nunca para sair, e muitas vezes fica à disposição da empresa o dia todo, o que prejudica sua vida particular?, comparou.

O professor das disciplinas de Contabilidade e Legislação de Imposto de Renda no CEC (Concursos e Editora Ltda.), Gilson Hiroyuki Koga, é mais um exemplo de migração do emprego privado para o público. Ele deixou o emprego de dez anos como engenheiro em multinacionais, para ser auditor fiscal da Receita Federal, e confessa que a mudança foi boa porque, além da estabilidade e boa remuneração, existe a aposentadoria integral. ?E isso é o que vem pesando na opção de muitas pessoas?, disse. Porém, ele destaca que a carreira pública também tem atraído as pessoas que estão desempregadas ou os recém-formados. Na vaga para auditor fiscal da Receita, por exemplo, o salário chega a R$ 7.657,63, e o concurso exige formação superior em qualquer área.

Resultados

Mas para quem deseja ingressar na carreira pública é preciso investimento, tanto financeiro como pessoal. O professor Gilson Hiroyuki Koga afirma que dificilmente alguém consegue aprovação estudando sozinho, já a quantidade de disciplinas é grande, e geralmente engloba várias áreas de conhecimento, como matemática financeira e direito tributário. Existem diversas opções de cursos preparatórios para concursos, cujo investimento médio é de R$ 1,5 mil.

Voltar ao topo