Concorrência recorde na UEPG

O primeiro vestibular de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que será realizado neste fim de semana, terá concorrência recorde no País para o curso. São 173,1 candidatos por vaga. Ao todo, foram feitas 3.463 inscrições para a disputa das vinte vagas oferecidas.

A concorrência ficou muito acima de outras instituições de ensino superior brasileiras. No último vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o curso de Medicina teve 28,5 candidatos por vaga. O curso mais concorrido da UFPR foi Publicidade e Propaganda, com 29,6 candidatos por vaga. Na Universidade de São Paulo (USP), que tem um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, o último concurso para Medicina teve 33,95 candidatos por vaga.

Criação antiga

O curso de Medicina da UEPG havia sido criado por lei em 1968, mas nunca foi viabilizado por questões financeiras. Desta vez, o curso vai se consolidar. As aulas começam em março do ano que vem, quando se juntam à primeira turma mais vinte candidatos que serão selecionados no vestibular do fim do ano. O curso terá a duração de seis anos. Os professores serão da própria universidade, da área da saúde, para disciplinas específicas. Os demais serão contratados depois de o período eleitoral, com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O cronograma do curso prevê que os alunos de Medicina deverão atuar na comunidade desde o primeiro ano, preferencialmente nas áreas ligadas com unidades de saúde da família. Também deverão atuar nas demais especialidades médicas que compõem o currículo do curso da UEPG.

Vestibular

A UEPG está oferecendo 876 vagas no vestibular de inverno, em 27 cursos. Ao todo, são 11.963 candidatos, na proporção de 13,6 candidatos por vaga. A área de ciências biológicas e da saúde é a mais procurada, com 32 candidatos por vaga, vindo a seguir ciências jurídicas (17,5 candidatos por vaga) e ciências agrárias e de tecnologia (12,5 por vaga).

As provas serão realizadas em três etapas, sábado e domingo próximos, nos campus de Ponta Grossa, Castro, Palmeira e Telêmaco Borba, conforme indicação do candidato por ocasião da inscrição. Na primeira etapa (sábado, às 15h), as provas têm conteúdo diferenciado, divididas em cinco grupos: Língua Portuguesa, Matemática, Física, História e Geografia, Química e Biologia.

Na segunda etapa (domingo, às 9h), serão aplicadas as provas de conhecimentos gerais e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, conforme a opção do candidato no momento da inscrição). A terceira etapa (domingo, às 15h) terá a prova de Redação, que foi desmembrada da prova de Língua Portuguesa, passando a se constituir em uma etapa do concurso.

Voltar ao topo