Comprar veículo usado requer alguns cuidados

Um veículo usado pode ter uma série de vantagens na hora da compra, como o menor preço em relação a um carro novo, e o fato de ser um bem que já foi previamente testado. Entretanto, alguns cuidados são essenciais para evitar transtornos futuros e se ter um produto em bom estado de conservação.

A melhor alternativa, de acordo com o coordenador de veículos do Detran-PR, Cícero Pereira da Silva, é adquirir o veículo de uma pessoa conhecida e de bastante confiança. Caso contrário, para não ser enganado por “picaretas”, antes de comprar é recomendável verificar se o vendedor tem endereço fixo e se é realmente o proprietário do carro. “É indicado obter o endereço da pessoa e ir até o local para confirmar se ela realmente mora lá”, comenta. Depois, pode-se confirmar a posse do veículo utilizando o documento de identidade, CPF e certificado de registro e licenciamento.

O comprador também deve conferir a situação geral do veículo, observando se não existem multas pendentes, se o pagamento dos impostos está em dia e se o carro não está alienado. A verificação pode ser feita pessoalmente no Detran, através de vistoria prévia, pelo telefone 0800-643-7373, ou pelo site www.pr.gov.br/detran.

Fechada a compra, o período de transferência para o novo dono é de trinta dias. Passado o prazo, o proprietário antigo fica sujeito a multa de R$ 127 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação. Embora o prazo seja considerado grande, Cícero aconselha que a transferência seja imediata. Ela custa R$ 54,17, podendo ser quitada tanto pelo antigo quanto pelo novo dono do veículo, dependendo do acordo realizado.

“Quanto antes a transferência for feita, melhor”, diz. “O procedimento torna o antigo proprietário livre de responsabilidades sobre o veículo e evita que o novo tenha problemas judiciais, como a possibilidade de o bem entrar como garantia de dívidas que venham a ser contraídas pelo vendedor”.

Mecânica

Outra precaução considerada fundamental antes da aquisição de um veículo usado é a procura de uma oficina mecânica. O mecânico Luís Carlos Rauscher sugere que as pessoas sempre procurem um profissional de confiança e, se possível, ouçam mais de uma opinião.

“O mecânico vai poder verificar o funcionamento do motor, a quilometragem e fazer uma avaliação geral, dizendo se a compra vale ou não a pena”, explica. “Também é importante levar o carro a um latoeiro de confiança, que possa dar uma olhada na pintura e dizer se o veículo já foi ou não batido”.

Voltar ao topo