Comércio da RMC solicita estacionamento rotativo

Comerciantes de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, estão solicitando ao poder público a implantação de EstaR (Estacionamento Rotativo) em ruas da região central do município. O objetivo é facilitar o estacionamento e aumentar o movimento de clientes em estabelecimentos comerciais.

“É comum ver, no centro de Araucária, pessoas que param seus veículos em determinadas ruas às 8h e só os retiram às 18h. Isso faz com que faltem vagas e com que a população não possa estacionar com tranquilidade, desembarcar e circular para realizar compras, o que prejudica bastante o comércio”, comenta a presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (Aciaa), Rosa Tanaka Zelaga.

Nos últimos anos, devido principalmente às atividades industriais, Araucária também tem recebido muitas pessoas de fora. Segundo Rosa, isso vem contribuindo para que o trânsito no município se torne cada vez mais congestionado, sendo que uma das regiões que mais sofrem os efeitos disso é o centro.

Para implantação do EstaR, a associação tem analisado modelos de estacionamento rotativo de outros municípios da Região Metropolitana, como Campo Largo. “Estamos buscando informações, tentando saber quais as dificuldades que outros municípios enfrentaram na implantação do EstaR e se a medida foi boa ou não para eles.”

A população concorda que o trânsito vem ficando cada vez mais complicado. Os aposentados Pedro Mantovani e Ilidio Esmanhoto aprovam a adoção do EstaR. “A gente vem com frequencia ao centro e é sempre complicado estacionar”, afirmam.

O ferramenteiro Oli Vitorello também diz encontrar dificuldades. Porém, acredita que o EstaR vai ser positivo por um lado, mas negativo por outro. “O lado bom é que vai haver mais vagas e, quando as pessoas tiverem que realizar serviços rápidos no centro, vão encontrar menos dificuldade para estacionar. O lado ruim é que vai mexer no bolso da população.”