Começam as obras de revitalização da Rua Riachuelo

Um investimento de R$ 860 mil, proveniente da prefeitura de Curitiba, irá revitalizar por completo a Rua Riachuelo, no centro da cidade. As alterações, que foram iniciadas ontem, trarão calçadas mais modernas, nova iluminação e rede subterrânea de cabos.

Além desses pontos ligados à infraestrutura local, também farão parte da reforma ações provenientes das secretarias de Turismo, Defesa Social e da Agência Curitiba de Desenvolvimento. Para não prejudicar o comércio durante o Natal, as obras serão paralisadas dia 10 de dezembro, voltando ao normal em 11 de janeiro de 2010.

Segundo o administrador da regional Matriz, Omar Akel, a revitalização era um pedido antigo dos comerciantes da região, que será finalmente atendido. “Já estamos há muito tempo conversando com a comunidade, empresários e com o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba). Enfim começamos a obra, que já estava incluída na lei orçamentária de 2009”, diz.

A revitalização também irá melhorar o turismo e a economia da região. “A Secretaria de Turismo irá refazer a comunicação visual do local e repaginar os equipamentos ligados ao turismo na região. A Secretaria de Defesa Social instalará cinco câmeras no local para melhorar a segurança na rua”, diz.

O projeto ainda prevê a passagem da Linha Turismo pela rua, a Feira do Escambo e a transformação da Rua São Francisco em uma Rua da Gastronomia, num prolongamento da Feira do Largo da Ordem.

Comerciantes que contribuírem com a revitalização de seus empreendimentos também serão beneficiados. De acordo com Akel, eles receberão da prefeitura incentivos fiscais como redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) proporcional ao grau de intervenção e ocupação, redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) e ações institucionais, tais como a participação no programa Bom Negócio, da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Para proporcionar o mínimo de incomodo aos moradores e comerciantes, Akel conta que as obras serão feitas em etapas. “Vamos começar do lado esquerdo, quadra por quadra e voltar pelo outro lado da rua, também trabalhando a cada quadra” explica.

Pelo fato de a Riachuelo ser muito estreita, o estacionamento de veículos será proibido durante as obras. “Ocuparemos o lugar do estacionamento como a calçada para os pedestres. Sabemos que as obras poderão atrapalhar o comércio nesse período, mas o transtorno será benéfico, pois após o termino das obras, em março de 2010, a população terá uma Riachuelo nova cheia de melhorias”, reconhece.