Começa o reembolso do Vioxx

Começou ontem em todas as farmácias do País o reembolso aos consumidores que tiverem caixas ou cartelas do medicamento Vioxx. O antiinflamatório foi retirado de comercialização devido aos resultados de um estudo clínico recente conduzido pelo próprio laboratório Merck Sharp e Dohme. Foi observado um aumento no risco de problemas cardiovasculares nos pacientes que recebem até 25 miligramas de Vioxx. A ocorrência dos problemas com a medicação somente aparece após 18 meses de tratamento contínuo.

Em Curitiba, algumas farmácias já realizaram o procedimento, mas outras nem foram notificadas da ação. De acordo com o farmacêutico Rubens Albano, de 44 anos, o estabelecimento não recebeu qualquer orientação do laboratório nem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para deixar de vender o Vioxx. “Verificamos a divulgação na mídia, e decidimos parar com as vendas por iniciativa própria. Não recebemos nenhum aviso”, contou.

Ontem, segundo Albano, no primeiro dia em que os consumidores poderiam procurar as farmácias para o reembolso, nenhum cliente apareceu. Ele conta que somente uma pessoa de Araucária ligou pedindo informação, mas como o medicamento de posse do consumidor não foi comprado na farmácia de Albano, o reembolso não foi realizado. “Até o momento, ninguém apareceu, mas também está no começo, muita gente ainda não soube da notícia”, completou.

Cupom fiscal

O reembolso deverá ser solicitado onde o medicamento foi comprado e com a apresentação do cupom fiscal. O consumidor deverá receber no ato o valor em dinheiro. Em uma rede de farmácias da capital, vários clientes que foram pedir o reembolso preferiram trocar o valor do Vioxx por outros medicamentos de uso contínuo.

Serviço: Caso o consumidor tenha qualquer dificuldade em obter o reembolso diretamente na farmácia onde adquiriu o medicamento, a solicitação também poderá ser feita com o envio das embalagens ou cartelas e formulário preenchido com os dados do solicitante em envelope para a Merck Sharp e Dohme, caixa postal 3734 – CEP 01060-970 – São Paulo (SP). Mais informações pelo telefone 0800 12 22 32 ou

www.msdonline.com.br.

Voltar ao topo