Começa instalação de 130 pontos de parada de ônibus

As empresas que atuam no sistema de transporte coletivo em Londrina iniciaram ontem a instalação dos últimos 130 abrigos em pontos de parada de ônibus, previstos no contrato de concessão assinado em 2004. O contrato previa a instalação de 640 abrigos custeados pelas empresas Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e Francovig Ltda., com modelos definidos pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Destes, 510 abrigos já foram instalados e a última etapa termina em fevereiro.

De acordo com Rosimeiri Suzuki Lima, diretora de Transportes da CMTU, serão instaladas 30 unidades do tipo P1, para abrigar 12 pessoas, e 100 unidades do tipo P2, para 8 pessoas. Os do tipo P1 são para a área central da cidade, onde estão os locais de maior circulação de usuários, a fim de que funcionem como local de integração de linhas. "Nesse modelo, os passageiros podem trocar de linhas, sem pagar nova tarifa e sem ter de se deslocar até o Terminal Urbano de Transporte Coletivo, no centro da cidade", explicou a diretora.

Os abrigos do tipo P2, espalhados por toda a cidade, estão sendo colocados onde não havia cobertura ou estão substituindo antigos pontos. Depois de concluída a instalação dos abrigos, a CMTU vai realizar uma licitação para empresas interessadas em explorar os locais para campanhas publicitárias. O formato do edital ainda não foi definido pela companhia.

Rosimeiri Lima lembrou que é mais uma etapa vencida na modernização do sistema de transporte coletivo em Londrina, seguindo a orientação do prefeito Nedson Micheleti. "Tivemos inicialmente a implantação da bilhetagem eletrônica e depois a instalação de escadas rolantes e elevador no Terminal Central. Vencida a instalação dos abrigos, teremos como próxima etapa a construção do Terminal de Integração na região oeste", comentou a diretora.

Voltar ao topo