Colônia na RMC parece esquecida pela prefeitura

Moradores da Colônia Santa Gabriela, em Almirante Tamandaré, precisam programar seus compromissos conforme a tabela de horários da linha de ônibus Mateus Leme, cujo ponto final é na esquina das ruas das Laranjeiras e das Amoreiras. O problema é que os horários do ônibus são escassos. A linha não funciona aos sábados, domingos e feriados.

Suellen Lima
Ruas não têm asfalto nem calçada. Iluminação pública é escassa.

A vendedora Alexandra Pedroso conta que são três horários pela manhã, à tarde e à noite. Para quem perde o ônibus ou opta sair mais tarde de casa, o jeito é andar 1,5 quilômetro até os pontos de ônibus mais próximos que atendem outras linhas. Alexandra explica que já solicitou a extensão de outras linhas para a Colônia Santa Gabriela e maior oferta de horários da linha Mateus Leme. “A Urbs alega que há baixa densidade demográfica aqui, mas uma grande empresa, com 500 funcionários, foi instalada no bairro”, comenta.

Além do transtorno dos horários, os moradores e trabalhadores da região ainda precisam andar pela Rua das Laranjeiras, que não tem asfalto ou calçada. Nos dias ensolarados, o problema é o pó. Quando está chovendo, o pedestre usa o guarda-chuva para se proteger da lama ou precisa colocar sacos plásticos nos pés para poder chegar limpo no ponto de ônibus. “A iluminação pública também é escassa. São vários metros sem poste. Há relatos de assaltos porque a rua é muito escura”, ressalta Alexandra.

Reavaliação

A assessoria de imprensa da Urbs informou que estudos feitos até hoje detectaram que a Colônia Santa Gabriela não se encaixa nos critérios para a ampliação da tabela de horários, mas haverá nova avaliação da região. A prefeitura de Almirante Tamandaré, também por meio de assessoria, comunicou que a Rua das Laranjeiras está incluída na relação que o município enviou ao Ministério das Cidades para o Programa Pró-Transporte. A administração aguarda aprovação para o recebimento de recursos para pavimentação. Segundo a prefeitura, uma equipe da Secretaria de Obras irá ao local para avaliar a instalação de mais postes e providenciar a troca de lâmpadas, ressaltando que os moradores devem protocolar na administração os pedidos de reposição. Caso não sejam atendidos em 15 dias, os moradores devem procurar a Ouvidoria Municipal.