Profissão perigo

Coletores de lixo sofrem quatro ataques de cães em setembro

O mês de setembro mal começou e os coletores da Cavo, empresa responsável pela coleta de resíduos em Curitiba, já sofreram quatro acidentes causados por mordidas de cães. O fato preocupante aconteceu somente nos cinco primeiros dias deste mês.

De acordo com a coordenadora de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Cavo, Kelly Sayuri Nozu, esse tipo de ocorrência vem aumentando, colocando em risco o trabalho desses profissionais durante a coleta. Só para se ter uma ideia, de janeiro até agosto deste ano, foram registrados 32 casos, de mordidas a rasgaduras.

Pit Bull

Kelly informa que o caso mais grave ocorreu no último sábado, dia 3 de setembro, quando um coletor foi mordido por um pitbull. “A dona da casa foi conversar com a vizinha e deixou o portão encostado. Foi o que bastou para o cão conseguir escapar e avançar contra o profissional”, afirma.

Afastado por uma semana, ele foi mordido em duas regiões no braço, que causou rasgadura. Encaminhado imediatamente ao hospital, ele levou seis pontos, três em cada região atingida. “É uma situação bem preocupante e por isso pedimos a colaboração das pessoas para que mantenham os portões bem fechados para que os coletores possam realizar o serviço à população com segurança”, solicita.

Portões travados

No entanto, não é apenas o descuido dos donos que preocupa os coletores. Em muitas casas, a cesta para depósito do lixo está localizada muito próxima do muro ou do portão, representando um perigo, já que os cachorros têm acesso e acabam também avançando contra os coletores. “Pedimos à população que colabore, facilitando ao máximo o trabalho dos coletores”, afirma a gerente de limpeza do Departamento de Limpeza Pública do município, Gisele Martins dos Anjos.

A orientação é prender os cães e cuidar para que o portão esteja trancado. Além disso, se as pessoas forem passear com o cachorro, a lei ordinária 9493/1999 obriga o cidadão a utilizar focinheira para raças consideradas perigosas, como pitbull, rottweiler, doberman, pastor alemão, entre outras.