Colégio de Curitiba é selecionado para prêmio

A gestão criativa e participativa de um colégio estadual de Curitiba foi reconhecida como exemplo de sucesso escolar. O Colégio Estadual Angelo Trevisan, no bairro Santa Felicidade, foi selecionado dentro do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e, além de recursos financeiros e equipamentos tecnológicos, a direção da escola irá participar de um intercâmbio internacional, trocando experiências com escolas dos Estados Unidos.

O prêmio é promovido, desde 1998, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Fundação Roberto Marinho (FRM). A iniciativa visa estimular o desenvolvimento de ações que resultem em melhores práticas na educação escolar. Participam do prêmio escolas públicas de todo o Brasil, e é selecionado um representante de cada estado. Os itens avaliados para a escolha das escolas vão desde a gestão de resultados educacionais, até o gerenciamento dos recursos financeiros.

Para a diretora do Colégio Estadual Angelo Trevisan, Antonia Maria Dezan Lobato, ser selecionada para o prêmio significa o reconhecimento de todo o trabalho construído ao longo dos 55 anos de atividade da escola, que passa pelo desempenho de professores e funcionários, e envolvimento de pais e alunos. Já a coordenadora do Ciclo Básico de Alfabetização, Shirlei Vantini Scorsin, destaca que os projetos desenvolvidos na escola também ajudam no processo educacional.

Os 330 alunos da educação infantil, ensino fundamental e ensino especial participam, paralelamente ás aulas diárias, de projetos de informática – cujo laboratório foi montado pelos pais e comunidade -, inglês básico, xadrez, educação ambiental, filosofia e palavras cruzadas. Além disso, uma vez por semana os professores trabalham com textos de autores conhecidos. ?Isso visa aperfeiçoar o profissional, que vai para a sala de aula muito mais preparado?, finalizou a diretora.

Voltar ao topo