Ciclista inicia viagem de três mil quilômetros

Percorrer 3 mil quilômetros de bicicleta de Curitiba a Cerejeira, em Rondônia, é o sonho do auxiliar técnico odontológico Valdir Pereira, de 41 anos de idade. Às 8h30, Valdir iniciou sua viagem em frente da Catedral Metropolitana, e deve terminar entre os dias 5 e 10 de novembro.

Carregando barraca, roupas, cobertor e ferramentas, Valdir conta com o apoio da prefeitura municipal de Curitiba, mas não tem patrocínio e não faz idéia de quanto dinheiro vai gastar com a viagem. “Em 1992, viajei de bicicleta de Cascavel até Curitiba. No caminho, muitas pessoas me deram mantimentos e outros produtos de primeira necessidade. Espero que o mesmo aconteça desta vez”, afirma. “Na hora de dormir, vou procurar hotéis baratos ou utilizar minha barraca.”

Segundo Valdir, a viagem é um sonho que já o acompanha há vários anos e faz parte de um projeto de vida que é conhecer o Brasil. “Como nunca dispus de recursos financeiros para viajar, resolvi fazer isso de bicicleta. Acredito que dessa forma estarei conhecendo o Brasil real, que de fato existe nas grandes e pequenas cidades”, diz.

Outros objetivos da aventura são conhecer a realidade socioambiental do País, escrever um relatório sobre a situação das rodovias brasileiras a partir da visão de um ciclista, estabelecer relações com outras organizações e movimentos ligados ao esporte amador e divulgar o ciclismo como um esporte saudável. “Falta incentivo ao ciclismo no Brasil. Pedalar é saudável, não poluente e bastante econômico.”

Valdir ainda não decidiu se vai fazer a viagem de volta a Curitiba de bicicleta ou de ônibus. Porém, quando voltar à capital paranaense pretende iniciar um trabalho junto a jovens carentes da periferia contando sobre sua viagem e falando da possibilidade de realizar sonhos.

Voltar ao topo