clima

Chuvarada traz com ela o frio; mínima será de 2 graus em Curitiba

A frente fria que se formou no Rio Grande do Sul e chegou na noite de sexta-feira (15) ao Paraná, causou chuvas intensas e descargas elétricas em todo o Estado. Desde as 23h, chove quase sem parar em todas as regiões.

Em Curitiba, a precipitação acumulada de 30 milímetros fica em torno de 30% superior à média histórica para o mês de julho, que costuma ser um mês bastante seco. Maringá teve o maior volume do estado, com 78 milímetros registrados até o momento.

Algumas regiões no oeste, sudoeste e centro-sul já sentem uma diminuição no volume de água, mas, segundo o Simepar, ela continua a cair em todo o Paraná até o fim da manhã.

Frio e geada

No começo da tarde, a chuva diminui e dá espaço à chegada de uma frente fria ao estado. “À noite já sentiremos um declínio brusco da temperatura e o frio tende a permanecer pelos próximos seis ou sete dias”, indica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Na capital e Região Metropolitana, há possibilidade de geada para o domingo. Até a madrugada de amanhã, as temperaturas vão cair mais de dez graus. A mínima prevista é de dois graus e a máxima de 14. A partir de terça-feira, o sol aparece com mais frequência. Não deve chover até quinta-feira.

Até o momento, a Defesa Civil do Paraná não registrou nenhuma ocorrência de estragos ou prejuízos causados pela chuva. O Corpo de Bombeiros também não foi acionado.