Chuva prejudica cultura de alface em Cascavel

A chuva que caiu em Cascavel há duas semanas fez com que boa parte das hortaliças foleosas cultivadas na região estragassem no campo. A cultura mais atingida foi a da alface que é bem mais sensível a mudanças bruscas de clima. O reflexo deste problema no campo está sendo sentido pelos consumidores agora, pois os principais mercados estão com poucas hortaliças disponíveis para o consumidor ou com produtos de baixa qualidade.

Eunice Oldoni, pequena produtora de hortaliças da região de Cascavel, teve toda plantação de alface perdida por causa das fortes chuvas que caíram na cidade. “Perdemos tudo o que tínhamos plantado fora da estufa. A chuva foi muito forte e constante, isso acabou com as plantas novas que estavam iniciando seu desenvolvimento”, conta Eunice.

Segundo Valdinei dos Santos, gerente da Ceasa (Central de Abastecimento), a alface leva em média 45 dias para se desenvolver e ficar pronta para o consumo humano. “As plantas mais atingidas foram as que haviam sido plantadas recentemente e que estariam prontas para o consumo agora. Por isso somente agora os consumidores estão sentindo a falta do produto nos mercados”, explica Valdinei.

A situação deve se normalizar somente daqui quinze dias, quando as hortaliças que foram plantadas depois da chuva estarão prontas para serem colhidas.

Voltar ao topo