Chuva forte provoca estragos em Curitiba

A pancada de chuva que atingiu Curitiba no final da tarde de ontem trouxe com ela um rastro de infortúnio e desespero. Em vários bairros da cidade, especialmente nas regiões sul e oeste, bueiros entupidos e rios assoreados não permitiram o escoamento da água e os alagamentos foram inevitáveis. No Fazendinha, um veículo caiu dentro de uma valeta na Rua Carlos Klemtz e, segundo informações, pelo menos duas pessoas desapareceram. Até o fechamento desta edição o Corpo de Bombeiros estava trabalhando no local, mas nenhuma das vítimas ainda tinha sido resgatada.  

Na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), crianças ficaram ilhadas dentro de uma escola municipal na Rua João Dembinski. Elas tiveram de ser retiradas do local pela Defesa Civil com a ajuda de barcos.

O mesmo aconteceu com idosos de um asilo situado no Xaxim. Também no Xaxim, mais alagamento. Heloise Rocha, que mora na Rua Duílio Dias, diz que o problema todo foi causado pelo transbordamento de uma valeta que passa por trás da rua. ?Já pedimos socorro várias vezes. Vamos ver se com esse estrago todo finalmente sejam tomadas as devidas providências?, bradou.

O presidente da Associação dos Moradores da Vila Ipiranga, do Xaxim, Leonardo Soares, diz que o alagamento foi causado pelo transbordamento do Rio Padilha. ?A coisa ficou séria. Faz tempo que a gente pede para limpar o rio. E nada é feito. Acabou dando nisso.?

No Boqueirão, o comerciante Ludovico Cielusinlinski diz que há dez anos não via tanta água. ?Alguém tem que fazer algo. Quem vai pagar o prejuízo??, indagava.

No Campo Comprido, nas proximidades do Jardim Colibri, a moradora Elci Pacheco lamentava o estrago. ?Entrou água em muitas casas. Nunca aconteceu isso. Estamos todos muito assustados com a situação?, disse. Próximo dali, Simone Trindade, que mora em um sobrado, observava a Rua Antônio Paulino Teixeira de Freitas alagada. ?Tenho sorte de morar no alto. Mas já entrou água em muitas casas e na panificadora.?

No sul de Curitiba, o Sítio Cercado também sentiu os efeitos nefastos da chuva. Delgenes Camargo, moradora da Rua Mário Gasparin, disse que um bueiro entupido provocou o alagamento das casas. ?Está um horror. A chuva subiu muito rápido e o desespero tomou conta de todos. O problema no bueiro tem que ser resolvido.?

Além de Xaxim, Boqueirão, Cidade Industrial, Sítio Cercado e Campo Comprido, também foram registrados estragos no Alto Barigüi, Uberaba e no Jardim Cruzeiro, em São José dos Pinhais.

Segundo a previsão do Instituto Tecnológico Simepar, a tendência apontava para a redução da intensidade da chuva durante a noite. Hoje pela manhã, a Defesa Civil divulga os números do estrago provocado pelos alagamentos. 

Voltar ao topo