Chuva faz estragos na Grande Curitiba

Pelo segundo dia consecutivo, a chuva forte que atingiu a Grande Curitiba provocou uma série de estragos. Na capital, cerca de mil metros quadrados do teto de gesso do Shopping Total, no bairro do Portão, caiu atingindo 60 lojas. Uma pessoa ficou levemente ferida e foi encaminhada para o Hospital do Trabalhador. Também houve vários pontos de alagamentos e várias casas foram destelhadas. Milhares de residências ficaram sem energia elétrica.

Segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar, em apenas uma hora, das 18h às 19h, choveu 26 milímetros. A média do mês de outubro inteiro gira por volta de 130 milímetros. A chuva que atingiu de forma concentrada assustou os funcionários e consumidores no Shopping Total. O excesso de água nas calhas provocou a queda do teto de gesso, inclusive a parte metálica que dá a sustentação. Na hora houve pânico e correria. ?Fez um barulho muito grande. Uma coisa que eu nunca tinha visto. Só deu tempo de pegar a minha bolsa e sair correndo?, falou a vendedora Marlene Leonel de Souza.

Cerca de 30 bombeiros foram acionados para atender a ocorrência, por causa da grande quantidade de gente que circula pelo shopping, mas apenas uma pessoa ficou ferida. Ela foi encaminhada para o Hospital do Trabalhador com escoriações leves e passa bem. Outras cinco pessoas foram atendidas no próprio local e liberadas.

Segundo o major Mascarenhas, do Corpo de Bombeiros, a parte afetada do shopping deve ficar interditada por pelo menos três dias. Em princípio, a estrutura do local não teve problemas. A gerente de marketing do shopping, Viviane Andrade, disse que todas as despesas das vítimas serão ressarcidas.

Na Central de Operações de Corpo de Bombeiros, em Curitiba, mais de 80 ocorrências foram registradas, entre alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. No entanto, os números eram parciais porque todas as equipes ainda estavam nas ruas. Em São José dos Pinhais, 30 casas ficaram destelhadas.

O temporal também deixou milhares de casas sem energia elétrica. Segundo balanço parcial da Copel, 206 mil residências foram atingidas na Grande Curitiba e litoral.

Voltar ao topo