Chuva destelha casas e compromete rede elétrica

Cerca de 70 casas foram parcialmente destelhadas nas cidades de Ubiratã, Mandaguari e Guaraniaçu, noroeste do Paraná, durante um temporal ocorrido na tarde da última segunda-feira. Não houve feridos nem desabrigados. Nas três cidades ocorreram pelo menos 25 quedas de árvores, o que afetou a rede elétrica e deixou algumas pessoas sem luz em Ubiratã por cerca de uma hora.

De acordo com informações da Defesa Civil do Paraná, a cidade mais prejudicada foi Ubiratã, onde 45 residências foram danificadas e pelo menos duas tiveram seus telhados totalmente destruídos. Como no local não há posto do Corpo de Bombeiros, foram deslocados comunitários de Campo Mourão para atender a população. Policiais militares também ajudaram na colocação de lonas nas casas. Em Mandaguari, cinco árvores caíram sobre duas residências, mas ninguém ficou ferido. ?Houve apenas danos parciais nas casas, mas os bombeiros também ajudaram com as lonas?, comentou o soldado Sílvio Correia, da Defesa Civil do Paraná.

Já em Guaraniaçu, cerca de 20 casas foram parcialmente destelhadas, e outras dez árvores caíram por causa das rajadas de vento. Segundo a Defesa Civil, as prefeituras de todas as cidades ajudaram na reconstrução das casas destelhadas. Por conta do recesso de fim de ano, as prefeituras não tiveram expediente ontem, e por isso ainda é difícil mensurar o prejuízo com o temporal. A Copel informou que dois postes foram quebrados em Ubiratã, o que provocou queda de luz por cerca de uma hora e meia em alguns pontos da cidade.

Moradores das cidades nas regiões norte e noroeste do Paraná devem se precaver nesta época do ano, quando há muitos temporais, pois vivem em áreas onde há costumeiramente, ocorrência de ventos fortes. O meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Lyzandro Jacobsen, explica que na última segunda-feira, dia do temporal, foram registrados ventos com velocidade de 60 a 70 quilômetros por hora no noroeste do Estado, considerados de intensidade forte. Segundo Jacobsen, o que ocorreu no dia de Natal foi uma chuva comum nesta época do ano. ?Com o calor, a tendência é que ocorram chuvas fortes. Ainda mais com a entrada de frentes frias?, comenta. Ainda, segundo o meteorologista, os paranaenses devem aguardar mais chuvas nos próximos dias. ?Vai esquentar mais e a tendência é chuvas fortes, inclusive com raio e granizo?, diz. No restante do Estado, a previsão do Simepar é de chuvas leves durante toda a semana. A única região que deverá ficar mais seca é a do sul do Estado, segundo o Simepar.

Voltar ao topo