Chuva causou estragos em Curitiba

Equipes da Prefeitura de Curitiba trabalharam durante toda a madrugada e manhã de ontem, removendo árvores e galhos derrubados pelo temporal que caiu sobre a cidade, na noite de quarta-feira. Os trabalhos ficaram concentrados principalmente nas ruas México, Panamá, Nicarágua, Venezuela e Estados Unidos, todas no Bacacheri, região mais atingida pelo vendaval. Técnicos da Fundação de Ação Social e Defesa Civil, junto com equipes da Administração Regional Boa Vista, também deram assistência aos moradores.

A Rua Venezuela foi a mais prejudicada na região. Das 37 árvores existentes no trecho entre a Rua Estados Unidos e o quartel do 20.º Batalhão de Infantaria Blindado, 25 ficaram destruídas. Uma araucária destruiu praticamente a casa 333. A família foi atendida pela equipe da Prefeitura e ficou abrigada na casa de vizinhos.

Na Rua Panamá duas árvores caíram. Na Nicarágua uma árvore foi inteiramente danificada e na Rua Costa Rica o maior problema foram galhos arrancados pelo vendaval. Antônia Chepernate, 51 anos, disse nunca ter visto algo parecido nos 20 anos que mora naquela rua. "Quando saí de casa, estava tudo trancado", contou. De acordo com Antônia e outros moradores, mais de dez pedidos já haviam sido feitos para que a Prefeitura cortasse as copas das árvores. "Eles só desbastaram alguns galhos, mas não resolveram o problema", disse. Do outro lado da cidade, no Pinheirinho, no fim da Rua José Afonso Cordeiro, um muro destruiu a residência de José Adriano Elias, de 29 anos. "Perdi tudo: sofá, máquina de lavar, tudo", lamentou o morador.

A Defesa Civil atendeu destelhamentos no Bairro Alto, Cabral e Cachoeira e um princípio de alagamento no Santa Cândida. Segundo o coordenador técnico do Centro de Operações da Secretaria Municipal da Defesa Social, Wagnelson Oliveira, não houve pedido de atendimento de desabrigados.

A Copel também registrou desligamentos em pelo menos 100 mil residências, entre as 19h de quarta e às 11h de ontem. Na tarde desta quinta-feira, cerca de 1.500 consumidores continuavam sem energia. A chuva deve continuar até o final de semana.

Voltar ao topo