Transtornos

Chuva alaga ruas e casas no litoral do Estado

As fortes chuvas que caíram na noite de quinta-feira e madrugada da última sexta-feira pegaram muita gente de surpresa em Matinhos, no litoral do Paraná. Houve diversos pontos de alagamento pela cidade.

Os bairros mais atingidos foram Tabuleiro, Sertãozinho e Bom Retiro. Nesses locais, que são cortados por diversos canais, a água atingiu aproximadamente 1,5 metro. Pelo menos 50 pessoas tiveram que deixar suas casas.

No final da tarde de ontem, porém, a chuva deu uma trégua e o nível da água baixou, permitindo que os moradores pudessem retornar às suas residências. Em Pontal do Paraná e Guaratuba, localidades vizinhas a Matinhos, também houve alagamento em ruas, mas em menor intensidade.

De acordo com o capitão e comandante do Corpo de Bombeiros em Matinhos, Ivan Ricardo Fernandes, calcula-se que entre 300 a 400 residências tiveram transtornos gerados pelo temporal.

“Embora os alagamentos tenham causados prejuízos, nada de mais sério foi verificado. O Corpo de Bombeiros realizou um atendimento especial para auxiliar as pessoas que tiveram a casa invadida pela água, em particular de uma mãe com uma criança com 16 dias de vida e de uma senhora de idade e obesa. A situação está sob controle nesse momento”, afirma o capitão.

Ele disse também que a Escola Municipal Oito de Maio, no bairro do Sertãozinho, está preparada para servir de abrigo caso haja necessidade. “Até gostaríamos que as pessoas retiradas ficassem nesse local, mas já que a água diminuiu de volume, elas acharam por bem ficar em casa e cuidar de seu patrimônio”, comenta.

Um fator que auxiliou para que as ruas alagassem, segundo o relações públicas e tenente do Corpo de Bombeiros Leonardo Mendes dos Santos, foi a maré alta. “Com o excesso de chuva, houve uma dificuldade de extravasar as águas que desembocam no mar. Isso resultou todo esse alagamento”, informa.

Ele informa também que as pessoas evitem circular com automóveis nos locais alagados. “Caso haja a necessidade de utilizar o veículo nesses logradouros, dirijam com cuidado, pois a água pode esconder buracos e outros materiais que possam vir a causar danos para o carro”, alerta.