Chupa-cabra mata aves em Apucarana

Um estranho caso de ataque a aves, ocorrido na noite de quarta-feira, na Chácara Paraíso, Recanto Belvedere, em Apucarana, assustou moradores da região. Um animal desconhecido dizimou 83 aves, entre galinhas, patos e gansos, em apenas dois minutos, desaparecendo sem ser visto.

O que mais deixou intrigado o caseiro Agnaldo Rossiutti e outras pessoas é que nas 19 aves encontradas depois do ataque não havia sequer uma gota de sangue. ?Antes de enterrá-las abri algumas carcaças e pude constatar isso?, conta o caseiro, acrescentando ainda que, misteriosamente, mais de 50 aves desapareceram. Todas apresentavam uma perfuração idêntica, da espessura de uma caneta, feita nas costas ou no peito.

Rossiutti disse à Polícia que estava jantando, por volta das 20 horas, quando ouviu alguns ruídos no galinheiro e saiu para o quintal. ?Deparei com três montes de aves mortas e minha cachorra, que não deu um único latido, assustada querendo entrar em casa?, revela o caseiro.

Segundo ele, seja o que for que atacou as aves, conseguiu saltar a tela do galinheiro, que tem dois metros de altura, e não deixou rastro no quintal. Soldados da Polícia Militar, que estiveram na Chácara Paraíso, anteontem à noite, também não souberam avaliar que tipo de animal passou pelo local. O caso está sendo levado ao conhecimento da Polícia Florestal.

Apreensivo e preocupado com o ataque, o caseiro Agnaldo Rossiutti pediu ajuda de familiares e vizinhos para vigiar a chácara à noite. ?Suspeitamos que pode ser uma onça ou suçuarana, e vamos tentar surpreender o animal?, diz.

Vários casos já foram registrados na região

Num caso de matança de ovelhas, registrado em agosto de 1997, em Ortigueira, sitiantes comprovaram que o responsável pelos ataques era um cachorro de médio porte. O cão foi abatido a tiros numa noite, quando agricultores ficaram de tocaia e armados esperando por um novo ataque.

Em outra situação ocorrida na zona rural de Novo Itacolomi, em dezembro de 2000, a Polícia Florestal concluiu que suçuaranas eram responsáveis pelo abate de diversos bezerros, suínos e ovelhas. Na época, soldados da Florestal explicaram que com a falta de matas, que seriam o habitat natural destes felinos, eles acabam buscando alimento em propriedades rurais e até próximo de áreas urbanas. Por várias semanas, a Polícia Florestal vistoriou matas próximas das propriedades atacadas, mas não conseguiu capturar as suçuaranas. Um agricultor chegou a observar dois destes felinos devorando um bezerro numa pastagem, próximo a uma área de mata nativa. Ele estava a cavalo e, assustado com a cena, desceu do animal, refugiando-se no alto de uma árvore. (M.B.) (Fonte: Tribuna do Norte)

Voltar ao topo