Finados

Cemitérios de Curitiba esperam 600 mil visitantes

Os 34 cemitérios de Curitiba e região devem receber até 600 mil visitantes durante este feriado de Finados, segundo estimativas da Prefeitura e do Sindicato dos Cemitérios do Paraná (Sincepar). Para facilitar o acesso aos cemitérios, agentes da Diretran vão orientar motoristas e pedestres nas principais vias de acesso e no entorno dos cemitérios.

No Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco, será isolada a quadra da Rua Nilo Peçanha para os pedestres, entre as ruas Senador Xavier e Barão de Antonina, na confluência com a Trajano Reis.

Também será bloqueada, do outro lado da praça, a quadra da Rua Benvindo Valente, na confluência com a Trajano Reis até o portão do cemitério. No Cemitério Municipal do Boqueirão serão fechadas a quadra em frente ao portão, na Waldemar Loureiro, e a quadra lateral, na Rua Danilo Gomes.

A prefeitura orienta que os motoristas que se deslocarem ao Cemitério Parque Iguaçu devem redobrar a atenção a partir do entorno do Parque Barigui. Os motoristas vão seguir da Cândido Hartmann pela rua lateral que passa em frente à antiga casa da Guarda Florestal e, na saída, pela Rua Nicolau Gravina só será permitido seguir em direção à Manoel Ribas, ou seja, do portão do cemitério à direita.

Quem for de ônibus aos cemitérios vai poder contar com um reforço de três linhas especiais, que estarão disponíveis das 8h às 18h de amanhã: Especial Pinhais/Jardim da Saudade II; Especial Cemitério Água Verde e Especial Cemitério Bomfim.

Neste ano, pela primeira vez, o Cemitério do Boqueirão disponibiliza o sistema informatizado para localização de túmulos, por meio de computador que estará perto do portão principal.

Para localizar os jazigos, basta informar o sobrenome do sepultado. Em 2010 a prefeitura promete ampliar o serviço para os cemitérios municipais de Água Verde, São Francisco de Paula e Santa Cândida.

Dengue

Uma das preocupações da prefeitura neste feriado é com o surgimento de larvas do mosquito da dengue nos túmulos, em detalhes arquitetônicos ou vasos que podem armazenar água da chuva.

“Vasos de flores, por exemplo, só devem ser colocados com terra – e nunca água”, alerta o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Sezifredo Paz.