CEI recomenda cassação de 2 empresas de saúde

O relator da Comissão Especial de Investigação (CEI) da Saúde Privada da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Reinhold Sthephanes Júnior (PMDB) informou ontem que no relatório final, que deve estar pronto até o fim do mês, a CEI irá recomendar a cassação do alvará da Kenkomed e da Nipomed. As duas empresas, segundo vereador, cobram uma taxa mensal de seus filiados, mas não oferecem tratamento médico, apenas descontos em consultas e demais serviços.

O relator informou que representantes das empresas, assim como de outros planos de saúde, estão sendo ouvidos pela CEI desde junho. Ontem o senhor Ernesto Largosino, da Ecco Salva, foi o convidado da CEI. Na audiência pública do dia 12, a comissão ouve representantes da Unimed. “Vamos pedir esclarecimentos sobre problemas com atendimento ao usuário e impostos”, disse.

Segundo Sthephanes, ao fim da CEI um relatório será apresentado a Agência Nacional de Planos de Saúde, ao Ministério Público e a Secretaria Municipal de Saúde. “Vamos fazer algumas sugestões, como por exemplo, a permissão do tráfego de ambulâncias em serviço pelas canaletas de ônibus. Hoje elas são multadas”, contou. Ele disse a CEI vai recomendar o perdão das multas tomadas por ambulâncias quando comprovado que ela burlou alguma lei de trânsito, mas durante um caso de emergência. “Os hospitais particulares estão quebrados. Outra sugestão que daremos é reduzir o Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% da receita bruta dos estabelecimentos”, explicou.

Voltar ao topo