Crise chega ao lixo

Cavo ameaça suspender coleta de lixo em Curitiba nesta terça

A coleta de lixo em Curitiba pode parar a partir de amanhã. O motivo, segundo a empresa Cavo Serviços e Saneamento, é a inadimplência dos pagamentos por parte da prefeitura. A Cavo notificou no final da tarde de sexta-feira a prefeitura de Curitiba e o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco) que pretende suspender os serviços de limpeza pública na cidade.
Segundo o ofício enviado pela empresa, a prefeitura deixou de cumprir sua obrigação contratual, com atraso superior a 90 dias, e acumula dívida que já ultrapassa R$ 82 milhões.

Apesar do atraso, o Siemaco informou que os salários e benefícios dos 2.500 funcionários estão em dia até o momento. Hoje pela manhã, o sindicato deve convocar os trabalhadores para uma assembleia no próximo dia 25. A prefeitura de Curitiba ainda não se posicionou sobre o assunto, nem sequer confirmou se há dívida ou o valor da inadimplência.

Vales

Segundo o presidente do Siemaco, Manassés Oliveira, por conta da falta de pagamento a Cavo já reduziu a quantidade de sacos de lixo, não repassou os uniformes de verão aos trabalhadores e reduziu até o consumo de combustível. Amanhã é dia de a empresa pagar o vale-refeição e alimentação, mas ele não acredita que atrasará esse compromisso.