Categoria comemora o Dia do Contador nesta sexta-feira

Gostar de matemática, finanças e ter uma boa formação em conhecimentos estatísticos são características essenciais de um contador. Nesta sexta, dia 22, é comemorado o Dia do Contador por ser a data do padroeiro da profissão, São Mateus, um apóstolo que antes de se dedicar à evangelização era publicano, função equivalente ao de contador. No Brasil, o dia marca também a criação do curso de Ciências Contábeis, em 1945. O curso existe na Fundação de Estudos Sociais (FESP) há 50 anos, sendo o segundo mais antigo da instituição, que completa em novembro seus 70 anos de existência.

É sua função do contador planejar, coordenar e controlar o esquema de contas e lançamentos que fornece ao empresário um panorama sobre o patrimônio e os fluxos de transações, produção e renda. O contador pode atuar também no ramo de auditoria, perícia contábil e na análise de custos. O mercado de trabalho é amplo e oferece diversas vantagens para este profissional que pode atuar tanto em empresas como abrir um escritório. Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis da FESP, Prof. Moroni Cordeiro, enquanto existirem empresas o trabalho do contador está garantido. "O contador sempre vai existir até mesmo por uma exigência legal".

Contador versus Contabilista

Vale destacar ainda que o contador comemora seu dia também em 25 de abril, data considerada Dia do Contabilista. O termo é genérico e vale tanto para quem tem formação técnica como superior. Já no dia 22 de setembro é a vez apenas daqueles que possuem formação superior, os quais podem ser chamados de contador.

No Paraná, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR) registra 15.547 contadores e 10.391 contabilistas.

Voltar ao topo