Concurso

Cataratas do Iguaçu na final das sete maravilhas

As Cataratas do Iguaçu, localizadas em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, estão entre as 28 finalistas do concurso Novas Sete Maravilhas da Natureza, promovido pela Fundação New 7 Wonders.

O anúncio foi feito ontem, em Genebra, na Suíça. Agora, o concurso segue para sua última etapa e vai escolher as sete maravilhas daqui aproximadamente um ano e meio.

Além das cataratas, que se localizam no Parque Nacional do Iguaçu a atração já foi tombada pela Unesco como patrimônio Mundial Natural da Humanidade, outra beleza brasileira também concorre a uma das sete maravilhas: a Floresta Amazônica. Além das Cataratas do Iguaçu, somente uma queda de água chegou às 28 finalistas: o Salto Angel, na Venezuela.

Em todo o mundo, há outros finalistas importantes, como o Grand Canyon, o Mar Morto e o Monte Kilimanjaro. Para chegar a 77 finalistas, primeiramente, a Fundação New 7 Wonders abriu votação pública no site (www.new7wonders.com) e os 28 finalistas foram apontados por sete especialistas na área. Quem já votou pode votar novamente.

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, considerou a classificação uma grande vitória. Mas para buscar o resultado final será necessário adotar novas estratégias para consolidar as Cataratas como “uma maravilha da natureza”.

Como explicou o secretário, essas ações ainda não foram definidas totalmente uma reunião deve acontecer no próximo dia 31 mas uma das idéias é estender a promoção que dá uma viagem a Foz do Iguaçu gratuita para os apreciadores das Cataratas (quem se inscreveu acessou o site www.votecataratas.com) os primeiros cinco seriam divulgados ontem à noite.

“O fato de estar entre as 28 é, sem sombra de dúvidas, uma grande disputa, pois concorrer só com as belezas do Brasil já é difícil, então imagine no mundo. É uma vitória não só dos paranaenses, mas de todos os brasileiros, pois o Brasil ganha com isso em função das belezas naturais que tem”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Angeli, disse que já está se pensando nas estratégias para consolidar as Cataratas como maravilha da natureza, como por exemplo buscar personalidades que se engajem na campanha.

“É uma campanha cidadã, do Brasil. Não é só nossa, mas também dos argentinos, que estão ajudando muito nisso. Acho que é única campanha que deu certo entre os dois países”, brincou.

Para ele, a classificação entre as 28 só reforçou o papel que as Cataratas já fazem no Brasil. “Estamos no top do turismo mundial. Mas antes disso já tínhamos o reconhecimento da Unesco, e este concurso veio reforçar esse posicionamento”, avaliou Angeli. De 2007 para 2008, a visitação no Parque Nacional do Iguaçu aumentou cerca de 9%, segundo o secretário Gonzalez. O concurso iniciou em dezembro de 2007.

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