Casos de dengue em BH aumentam 89,3% em apenas cinco dias

O número de casos confirmados de dengue em Belo Horizonte quase dobrou em apenas cinco dias, conforme balanço da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o levantamento, divulgado na segunda-feira (31), o número de pacientes na capital mineira saltou de 480, no dia 24 último, para 909 – o que representa um aumento de 89,3%. As notificações aumentaram cerca de 70%. Os casos suspeitos subiram de 1,3 mil para 2,2 mil A região mais afetada é a nordeste, com 651 doentes. A prefeitura não considera que a cidade vive um surto da doença, mas admite o risco.

"Temos considerado que, independente da localização muito limitada, a cidade toda está sob risco. Se temos foco, se temos circulação do vírus, se temos gente vindo do Rio de Janeiro, se temos chuva e calor, é risco", destacou nesta terça-feira (1) o secretário municipal de saúde, Helvécio Magalhães.

A disparada no número de casos confirmados, segundo Magalhães, deve-se ao "esforço concentrado" feito na última semana pelos agentes municipais para a finalização do diagnóstico de casos suspeitos. "Quando classificamos esses casos todos por semana de origem, você vê que eles (pacientes) não deram entrada na última semana nem nos últimos dias".

Na tentativa de conter o avanço da dengue, a administração municipal programou a realização, a partir desta quarta-feira (2), de "supermutirões" de limpeza nas áreas de maior incidência. O primeiro alvo será o bairro Gentil Cardoso, na região nordeste. Uma portaria que autoriza a entrada de agentes em imóveis fechados, suspeitos de abrigar focos da doença, já foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

A Secretaria está fazendo um levantamento dos imóveis fechados para a publicação no DOM. Os proprietários terão prazo para receber os agentes da Vigilância Sanitária. Se isso não ocorrer, eles poderão requerer auxílio policial e entrar sem autorização nos imóveis. Pela primeira vez, a medida foi estendida a todas as regiões da cidade. "O objetivo é fazer um pente-fino", disse o secretário.

Telemarketing – Outra ação que já está em prática é uma espécie de telemarketing contra a dengue. Desde o dia 27, moradores de Belo Horizonte começaram a receber telefonemas com mensagens gravadas que relembram os cuidados que devem ser tomados para se combater a doença. Em função do número elevado de casos, a região nordeste foi a primeira a receber o serviço, financiado pelo Ministério da Saúde.

Minas – Em todo Estado, segundo informações da Secretaria da Saúde, entre janeiro e 24 de março deste ano foram notificados 7.302 casos de dengue. Duas pessoas morreram vítimas da forma hemorrágica da doença. O número de notificações representa uma redução de 59% em relação ao mesmo período de 2007, quando foram contabilizados 18.529 casos. A preocupação maior é em relação aos 37 municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata, próximo à divisa com o Rio de Janeiro.

Voltar ao topo