Casos de dengue crescem 864% no Paraná

O Paraná foi um dos estados que mais contribuiu para que o número de casos de dengue aumentasse este ano no Brasil. De janeiro a novembro, foram registrados 536.519 casos da doença em todo território nacional, quase 200 mil a mais do que o verificado no mesmo período de 2006. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, no Paraná, também até o final do último mês, foram notificados 48.817 casos, número que representa um aumento de 864% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados são um pouco diferentes dos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que contabiliza, até a última segunda-feira, 48.649 casos notificados da doença e 26.448 casos confirmados, sendo 15 de dengue hemorrágica e sete óbitos. Entretanto, os dois órgãos concordam que o Estado foi vítima de uma epidemia. ?Os dados podem estar diferentes porque o ministério considera apenas os casos notificados e pode estar contabilizando pessoas que adquiriram a dengue aqui no Paraná, mas se deslocaram para outros estados e adoeceram nos mesmos?, informa a coordenadora do programa de dengue da Sesa, Márcia Gil Aldenucci. ?Entretanto, não há como negar que o Estado passou por uma epidemia, cujo pico máximo foi verificado na segunda quinzena de abril?.

As regionais de saúde que mais tiveram casos de dengue registrados, conforme o ministério e a Sesa, foram Maringá, em primeiro lugar, e Foz do Iguaçu, em segundo. De acordo com o órgão federal, em Maringá foram notificados 8.356 casos, o que corresponde a 17% do total. Já em Foz do Iguaçu, foram 4.630 casos (9% do total). ?Maringá é apontada pelo Ministério da Saúde como uma cidade que possui risco em potencial de ser acometida pela dengue. Está em uma região de altas temperaturas, com alta densidade de chuva e que é rota rodoviária com o Paraguai, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Por isso, adotamos medidas permanentes de combate à doença, que envolvem uma série de medidas?, comenta o secretário municipal de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi.

Sul

Em toda região Sul do País, o Ministério da Saúde contabilizou 50.656 casos de dengue. No Rio Grande do Sul, foi notificado o primeiro caso confirmado de dengue autóctone (confirma a presença de mosquito infectado no estado) com transmissão no mês de abril. No total, de janeiro até novembro, naquele estado, foram registrados 1.218 casos da doença, com confirmação de 262 casos autóctones, sendo 216 no município de Giruá. No que diz respeito a Santa Catarina, este é o único estado brasileiro no qual ainda não foi registrada transmissão autóctone de dengue. Nele, ?foram registrados 621 casos, todos importados, ou seja, não há comprovação da existência de mosquito contaminado ali?.

Demais regiões

Entre as demais regiões brasileiras, a Sudeste concentrou 35% do total de casos de dengue no País (190.136). Na Centro-Oeste, foi verificada a maior taxa da doença: 811 casos por 100 mil habitantes. No total, foram notificados 109.640 casos. No Nordeste, o registro de dengue representa 26% do total (140.075 casos). Já no Norte, foram 46.012 casos registrados.

Voltar ao topo