Casa noturna tira o sono dos vizinhos no Água Verde

Pessoas que vivem nas proximidades de uma casa noturna localizada no número 66 da Avenida Água Verde, em Curitiba, estão incomodadas com o som alto proveniente do estabelecimento em alguns dias da semana. A casa abre nas noites de quinta, sexta e sábado, muitas vezes atrapalhando o sono de quem mora nas residências vizinhas.

“Em alguns dias, o som está baixo e não chega a nos incomodar. Em outros, está tão alto que não nos deixa dormir, como aconteceu na noite de quinta (dia 26) para sexta (27). A música começa por volta das 22h e vai até altas horas da madrugada”, comenta a geóloga Renata Moro, que mora em um edifício que faz fundos com uma das paredes da casa noturna.

Outro vizinho do estabelecimento, o profissional autônomo Adilson Carvalho Ramos conta que tem um quadro na cabeceira de sua cama que chega a vibrar devido ao barulho provocado pelo estabelecimento.

Além da música alta, ele se incomoda com os ruídos provocados pelos frequentadores quando saem da casa noturna. “Escutamos gritaria, carros acelerando e garrafas sendo quebradas. Quando chega o final de semana, sabemos que vamos nos incomodar”.

Adilson diz que ele e a esposa já estão cansados de, nas noites em que há funcionamento da casa, ligar de madrugada para o local pedindo que os proprietários diminuam o som.

“Minha esposa liga quase todos os finais de semana. Muitas vezes, eles baixam o volume no momento que a gente conversa com eles, mas, instantes depois, voltam a aumentar”, declara.

Segundo Renata, reclamações já foram feitas à prefeitura, que realizou algumas vistorias na casa noturna. Porém, as ações não foram suficientes para resolver o problema.

“Soubemos que os responsáveis pela casa fizeram algumas adaptações acústicas no estabelecimento. Ou essas adaptações não deram certo ou o som está sendo colocado tão alto que elas não estão sendo suficientes para fazer o isolamento”, diz.

Um representante da casa noturna, que pediu para não ser identificado, contou que os proprietários do local estão tomando todas as medidas necessárias, como melhoramento do isolamento acústico, para que os vizinhos não sejam mais incomodados.

Meio Ambiente

O superintendente de controle ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mário Rasera, afirma que a casa noturna da Avenida Água Verde já passou por diversas ações de fiscalização, sendo autuada e notificada.

“Após as sanções, o estabelecimento fez os ajustes de isolamento acústico que lhe foram solicitados. Porém, está sob acompanhamento. No último dia 21 (sábado), estivemos no local e constatamos que o som estava dentro dos padrões”.