Casa com apenas dois moradores registra conta de R$ 382 no Bacacheri

Nos últimos cinco meses, a conta de água de Edilberto Ribeiro Lemes, morador do bairro Bacacheri, em Curitiba, saltou de uma média de R$ 50 para R$ 382. Os valores foram aumentando a cada mês e ele fez toda a averiguação na sua casa para saber se havia vazamentos.

Em agosto, identificou que existia um problema na válvula da descarga e, por isto, não estranhou a conta de R$ 180 que chegou no mês seguinte. Após o conserto, pediu para um encanador fazer uma varredura no imóvel e nenhum outro vazamento foi encontrado.
“Mas em outubro a conta aumentou para R$ 202 e em novembro veio o valor de R$ 228. Abri protocolos na Sanepar para pedir que eles viessem aqui para ver o que estava acontecendo. E agora vem uma conta de R$ 382. Eu já liguei três vezes e não tive retorno”, conta Edilberto.

Dois motivos causaram estranheza para o morador, diante do alto valor da conta. Primeiro: moram na casa somente ele e a mãe, Dona Leonor. Ele alega que os 51 metros cúbicos registrados na última fatura seriam demais para o consumo de duas pessoas. Segundo: a média nos meses anteriores era de 25 metros cúbicos. Apesar de o consumo ter dobrado, o valor ficou seis vezes maior do que o de costume.

O último teste foi fechar o registro da casa para tentar identificar algum problema. Em novembro, o registro foi aberto somente para encher a caixa d’água e lavar a roupa. E mesmo assim apareceu a fatura de R$ 382. “Se tivesse um vazamento, iria aparecer em algum lugar. O encanador olhou tudo”, ressalta Edilberto.

Em fevereiro deste ano, o morador do Bacacheri denunciou um vazamento de água na Rua Marcelino Nogueira por 24 horas. Na época ele já tinha verificado um aumento no valor da conta da água. O consumo havia saltado de 14 para 23 metros cúbicos no episódio. De acordo com ele, a Sanepar resolveu o problema e o consumo havia sido normalizado na sequência.

Nova leitura

A Sanepar enviou ontem mesmo uma equipe à casa de Edilberto. Os técnicos constataram que há algum tipo de problema, mas não souberam especificar qual (se no equipamento, na leitura ou vazamento). Nova aferição será realizada até quinta-feira no hidrômetro para comparar com o consumo registrado nas últimas faturas. Conforme a empresa, se após a análise ficar comprovada divergência, Edilberto terá direito a desconto nas faturas, que poderão ser pagas de forma parcelada.

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