Carro pega fogo em Itaperuçu após colidir com trem

Um carro ficou completamente carbonizado depois de colidir com um trem na madrugada de ontem, na Avenida Industrial, em Itaperuçu, Região Metropolitana de Curitiba.

Entretanto, das cinco pessoas que estavam no veículo, apenas uma mulher sofreu ferimentos leves. A falta de sinalização específica no local pode ter sido o motivo determinante para a colisão.

O acidente aconteceu por volta da 1h20 em frente à empresa Votorantim Cimentos. Segundo relato de moradores do bairro 37, o Vectra placa CRL-4672, de Apucarana, pegou fogo no meio da avenida, logo após a colisão.

De acordo com Leandro Pereira, que mora nas proximidades onde aconteceu o acidente, é comum ouvir o apito de cada trem que passa pelo local durante a madrugada. Porém, dessa vez, não houve qualquer alerta sonoro. ?O trem não apitou, ninguém escutou a buzina naquela hora?, conta.

O acidente preocupa ainda mais os moradores do bairro, que freqüentemente testemunham colisões envolvendo trens nos cruzamentos de vias públicas com ferrovias que cortam a região. Segundo o morador Ademir Pereira, apenas uma placa de madeira e ilegível faz o alerta para os motoristas.

Além disso, o mato alto encobre a visão de quem trafega pela via e não enxerga a linha férrea. ?Nos últimos dois anos, pelo menos quatro acidentes aconteceram no mesmo cruzamento?, conta Ademir, que afirma ocorrerem até atropelamentos no local.

Para ele, um semáforo indicativo poderia evitar novos acidentes. ?Se tivéssemos um sinaleiro aqui, o alerta seria muito mais incisivo e pode salvar a vida de muitos motoristas que passam por aqui?, pondera.

De acordo com a América Latina Logística, responsável pela concessão da linha, o acidente aconteceu dentro de uma área cuja sinalização é de responsabilidade do próprio cliente, contratante dos serviços de logística. A empresa informou que deve orientar o cliente que reforce a sinalização no local.

A reportagem de O Estado tentou entrar em contato com a empresa Votorantim Cimentos, mas até o fechamento desta edição, não obteve uma posição da empresa quanto à sinalização do cruzamento, que fica a dois metros do acesso à empresa.

No entanto, o Departamento de Engenharia, Obras e Urbanismo da Prefeitura de Itaperuçu se comprometeu a melhorar a sinalização no cruzamento. De acordo com Manoel Almeida, responsável pelo departamento, uma equipe deve fazer ainda hoje a reposição de placas no local.

Voltar ao topo