Carregamentos de transgênicos apreendidos em Londrina

Fiscais do Ministério da Agricultura apreenderam as cargas de dois caminhões do Rio Grande do Sul que trafegavam ontem pelo Paraná com sementes de soja transgênica. A Delegacia Regional do RS foi comunicada sobre a retenção do produto em Londrina e enviou um funcionário para verificar a procedência, o volume e o destino da soja, dados que não estavam disponíveis até o fechamento desta edição.

É possível que, a exemplo de outras três cargas de transgênicos apreendidas em Guaíra há poucos dias, as sementes sejam encaminhadas ao comprador e, como não podem ser plantadas, fiquem sob controle de fiscais do Ministério da Agricultura até que haja um repasse à indústria.

O aperto na fiscalização deve-se a denúncias de que a comercialização de sementes de soja transgênica, apesar de proibida, vem ocorrendo sob o disfarce, declarado em notas fiscais, de que a venda é destinada à indústria.

O fiscal do Ministério da Agricultura Odalmiro Dutra disse que desde maio foi suspensa a comercialização de 100 mil sacas de soja transgênica que estavam sendo ofertadas como semente no Rio Grande do Sul.

Voltar ao topo