Câncer Infanto-Juvenil é tema de ações da APACN

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil é lembrado em 23 de novembro, mas a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) já realiza uma série de atividades para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

As ações começaram ontem e vão até a próxima segunda-feira. A entidade promove este trabalho pelo quinto ano consecutivo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), nove mil novos casos de câncer infanto-juvenil surgem, por ano, no Brasil.

É a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes, levando em consideração apenas as doenças. A presidente da APACN, Vera Andretta, explica que a população precisa ficar atenta quanto ao diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

“Não existe prevenção. O diagnóstico precoce é muito importante para a obtenção de resultados melhores nesta luta. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores as chances de cura”, comenta.

Segundo Andretta, os pais e as pessoas que têm contato direto com as crianças e os adolescentes precisam ficar atentos para detectar inchaços abdominais e manchas roxas na pele com aparecimento repentino e sem motivo.

“Sabemos que as crianças ficam com marcas roxas porque caem, porque se batem. Mas se aparecem sem razão, sem que nada tenha acontecido, é preciso ficar atento”, afirma.