Campo Mourão reduz mortes de recém-nascidos

Nos primeiros 11 meses de 2003, a mortalidade infantil em Campo Mourão foi de 14,81 por mil crianças nascidas vivas. No ano de 2002, o coeficiente de mortalidade infantil no município foi de 22,33 por mil crianças nascidas vivas. A queda acentuada no número de óbitos de crianças menores de um ano é atribuída a programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde, que asseguram amplo atendimento à gestante – inclusive de risco -, à parturiente, ao recém-nascido e às nutrizes.

O Ministério da Saúde considera aceitável até 15 óbitos por mil nascidos vivos e o órgão municipal estima que o coeficiente de mortalidade infantil deverá reduzir ainda mais com a entrada em funcionamento da UTI neo-natal da Santa Casa, que possibilitará um melhor atendimento a prematuros. Em 1993, o coeficiente de mortalidade infantil no município foi de 49,5 por 1.000 nascidos vivos.

Entre os programas que a administração municipal mantém na área e que são apontados como responsáveis pela queda na mortalidade infantil estão o Adote uma gestante e Adote uma criança, desenvolvidos em todas as unidades da Rede Municipal de Saúde. Todas as gestantes recebem acompanhamento pré-natal nas unidades e no Posto 24 Horas (no Jardim Lar Paraná) funciona uma central de atendimento exclusivo a gestantes de alto risco: grávidas adolescentes, hipertensas, etc.

Voltar ao topo