Vacina anual

Campanha da gripe começa em abril: Paraná quer vacinar 4,6 milhões

vacina
Foto: Pedro Ribas/SMCS

A campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 10 de abril, no Paraná. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a imunização é para os grupos prioritários que totalizam 4,6 milhões de pessoas. O objetivo é imunizar para reduzir complicações, internações e a mortalidade por doenças decorrentes da influenza.

Quem recebe a vacina são as crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente.

LEIA TAMBÉM:

>> “Escolhemos qual bebê precisa mais”, estoque baixo de leite preocupa UTI de Curitiba

>> Vale-refeição dura apenas 11 dias por mês no Brasil, revela pesquisa

Além desses, está prevista também a vacinação das forças de segurança, salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Na campanha de 2022, o Paraná vacinou 3.813.727 pessoas. O número representa 69% do público-alvo. As puérperas foram as menos protegidas contra o vírus, com menos da metade do público esperado. Em seguida, estão as gestantes, com 55%, e os povos indígenas, com 88%.

“Existe um grande potencial de transmissão do vírus, principalmente a partir de agora, em que as temperaturas sofrem alterações. Por isso, a aplicação da vacina nas pessoas elencadas para a campanha faz toda a diferença no diagnóstico, trazendo mais tranquilidade e segurança às pessoas”, afirmou o secretário de estado da saúde, César Neves.

A expectativa é que o Paraná receba as primeiras doses nesta quarta-feira (22). Serão 388 mil imunizantes. Na sequência, eles são encaminhados para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), para a contagem e distribuição. A campanha vai até o dia 31 de maio.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.