Precisam de doadoras

“Escolhemos qual bebê precisa mais”, estoque baixo de leite preocupa UTI de Curitiba

leite materno arquivo
Foto: Pedro Ribas / arquivo AEN.

100 litros de leite materno por semana. Esta é a demanda média da UTI Neonatal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No entanto, com vinte e cinco doadoras cadastradas, o Banco de Leite da unidade nem sempre dá conta de suprir a necessidade dos recém-nascidos. A nutrição precisa ser diária, mas as doações são rotativas.

“Nós já tivemos períodos críticos, quando terminamos a semana com trinta litros no estoque. O Banco de Leite Materno é um dos pilares que sustenta a nossa UTI Neonatal. Com a reserva baixa precisamos escolher qual recém-nascido internado precisa mais”, relata a chefe do setor Materno Infantil e da Saúde da Mulher do HC, Debora Zatoni.

LEIA TAMBÉM:

>> Auxílio-alimentação de juízes e servidores do Tribunal de Justiça do PR deve subir para R$ 1.960

>> Fast food de feijoada? Curitiba ganha primeira loja do tipo no Brasil

Assim como nos bancos de sangue, os meses de dezembro e janeiro são os mais críticos para o estoque. Um bebê na UTI Neonatal é alimentado por sonda e o corpo não tem enzimas suficientes para processar o leite artificial em fórmula. “O ideal seria que a amamentação fosse com o leite da própria mãe, que carrega os nutrientes, mas essa não é sempre uma opção. O bebê prematuro que usa a fórmula tem grandes chances de desenvolver uma doença gastrointestinal”, destaca Debora.

O próprio hospital busca o leite na casa da doadora. É o caso da analista Flavia Alsselbrinque, de 40 anos, que uma vez por semana entrega de sete a oito litros para o banco do HC. Com excesso de leite, ela está na quarta filha. Quando parou de amamentar o primeiro, Flavia teve a oportunidade de conhecer a UTI Neonatal. Emocionada pela situação, descobriu que poderia ser doadora.

As lactantes interessadas em doar podem entrar em contato com o Banco de Leite do HC pelo telefone (41) 3360-1867. O serviço de orientação funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 19h.

Elas recebem todas as informações sobre como armazenar o leite. O horário para a coleta é agendado pela própria doadora.

  • Para ser voluntária é preciso ser lactante e estar em boas condições de saúde. Apenas as mães portadoras do vírus HIV não podem doar.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.