Campanha alerta para prevenção da lombalgia

A Comissão de Estudos da Coluna Vertebral, da Sociedade Brasileira de Reumatologia, promoveu na última sexta-feira, no Shopping Novo Batel, em Curitiba, palestra sobre dor na coluna. O evento é parte de uma campanha nacional para a difusão junto à população, de medidas preventivas e diagnósticos precoces, para as dores lombares. As doenças de coluna são a segunda causa dos afastamentos do trabalho é a terceira de aposentadoria precoce.

O público presente era basicamente de leigos. Entre os palestrantes estavam o reumatologista gaúcho Fernando Appel, presidente da Comissão de Estudos da Coluna Vertebral da Sociedade Brasileira de Reumatologia e ex-professor de Reumatologia da Faculdade de Medicina da PUC-RS, e o médico Acir Rachid Filho, presidente da Sociedade de Reumatologia do Paraná. À noite, na Associação Médica do Paraná, médicos de todas as áreas se reunirão para discutir o assunto, com a presença do médico Jamil Naticour, presidente da Sociedade de Reumatologia de São Paulo, e o paranaense Sebastião Radomicki.

Um procedimento bastante comum da população é de procurar o ortopedista, em casos de dores lombares. O correto é procurar primeiro o reumatologista, que receitará, conforme o caso, remédios e/ou exercícios. O paciente somente é encaminhando ao ortopedista quando é necessária intervenção cirúrgica. Há muita confusão nesta área médica, pois as especialidades são muito próximas.

É preciso ter cuidado com a postura na frente dos computadores, por exemplo, e evitar carregar objetos pesados como bolsas e câmeras de vídeo profissionais, afirmou o médico Fernando Appel.

Na platéia, a dona de casa Nair de Souza Lapichinsky, que sofre de hérnia de disco, queixou de fortes dores. Nair nunca tinha procurado um reumatologista, indo somente a neurologistas e ortopedistas. Já a professora Terezinha Borges compareceu ao evento por curiosidade aos novos tratamentos médicos da área.

Voltar ao topo