Monitoramento

Câmeras vão controlar o trânsito em pontos críticos de Curitiba

A partir de março de 2012, quando o Anel Viário ficará pronto, Curitiba vai contar com um sistema de controle de tráfego em tempo real, com equipamentos de monitoramento de tráfego, como semáforos auto-reguláveis, câmeras e painéis digitais com informações em tempo real para os motoristas.

De acordo com o projeto, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em conjunto com a Urbs, os equipamentos serão interligados ao novo Centro de Controle Operacional, gerenciado pela Diretran, possibilitando a gestão do trânsito em tempo real. Ao longo dos 25 quilômetros do anel, serão instaladas 18 câmeras e 12 painéis digitais de mensagens variáveis, além de 190 semáforos que funcionarão em tempo controlado. Os painéis serão colocados em pontos estratégicos onde o fluxo de veículos pode ser interrompido ou modificado temporariamente. Através dos painéis, os motoristas terão informações de trânsito como desvios, bloqueios e caminhos alternativos na região.

Também será feita a adequação e sincronização dos semáforos, através de um sistema de controle adaptativo, de acordo com as condições de tráfego. Com isso, será possível modificar os tempos de verde e o ciclo semafórico de acordo com a demanda de tráfego detectada automaticamente. O trabalho faz parte do processo de implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) que integra a matriz de responsabilidade de Curitiba para as obras da Copa do Mundo de 2014. “O objetivo é que depois dessas 18 câmeras de controle, mais 60 sejam instaladas em pontos críticos do trânsito da nossa capital”, diz Rosângela.