Calçadão da Rua XV de Novembro amanhece revigorado

O calçadão da Avenida XVde Novembro amanheceu ?brilhando?, ontem. Isso porque, das 22h de sexta até às 4h de ontem, mais de 200 pessoas esfregaram o local para, às 10h, entregá-lo limpo à população. Segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP), a ação incentiva os empresários a melhorarem também os próprios espaços. Quem freqüenta o local percebeu a diferença.

Essa já é a terceira vez que, em parceria com a ACP, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco) e o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (Seac) limpam o calçadão. Segundo o representante da ACP, Cesar Luiz Gonçalves, o ato ?é muito mais que um presente para Curitiba. Quando os empresários percebem a limpeza, eles mesmos melhoram seus espaços, preparam melhor a vitrine, a loja, a equipe de venda. Isso incentiva?, comenta.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (Seac), Adonai Aires de Arruda, durante o ato, o que se procura mostrar é também a importância do setor de asseio e conservação. ?O setor é um dos que mais empregam mulheres de baixa escolaridade. É uma categoria que, com esse ato, vem dar exemplo para a cidade, voluntariamente?, afirma.

Representando os trabalhadores que limparam a XV, o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco), João Geronimo Filho, diz que o resultado é muito satisfatório. ?Sem dúvida nenhuma a população percebe a diferença e o brilho que agora recebe o calçadão. As pessoas que participaram disso saíram do trabalho e vieram com satisfação fazer essa limpeza de madrugada. Hoje esses trabalhadores se sentem valorizados por poder entregar esse presente para a cidade?, diz ele.

A população recebe grata. ?Hoje não estou sentindo o cheiro de lixo que costumamos sentir aqui aos sábados?, diz a artista plástica Hilda Carvalho. ?Está muito mais limpo. Isso é uma referência para os muitos turistas que passam por aqui durante os finais de semana?, completa Rosita Pereira, também artista plástica.

Voltar ao topo