Cajuru inaugura centro de tratamento de feridas

Foi inaugurado ontem o Centro de Tratamento de Feridas do Hospital Cajuru, em Curitiba. A intenção é garantir a pacientes internos e externos cuidados holísticos e sistematizados de lesões cutâneas.

Aberto das 8h às 18h, o centro, que já está funcionando nas dependências do pronto atendimento do hospital, tem capacidade para atender, em fase inicial, uma média de oito pacientes por dia. Serão atendidas pessoas que necessitem de tratamento especializado, por indicação médica de todas as especialidades.

"Dezesseis enfermeiros foram capacitados para trabalhar no centro, tratando feridas crônicas e agudas. No começo, o local irá atender pacientes de convênios, particulares e pessoas internadas no Cajuru pelo SUS (Sistema Única de Saúde)", explica a enfermeira e coordenadora do centro, Bernadete Olesczuk.

Em todo mundo, segundo a enfermeira, a estimativa é de que cerca de um milhão de novos casos de feridas surjam a cada ano. As mais difíceis de serem tratadas costumam ser as feridas de pacientes diabéticos. No Brasil, entre 5% e 10% da população tem diabetes. Dos pacientes, entre 4% e 8% possuem algum tipo de ferida. "Não existe uma forma única de tratamento de feridas. As técnicas utilizadas variam de caso para caso. Porém, um tratamento eficiente pode evitar que pacientes sejam submetidos a amputações de membros e também reduzir os gastos do sistema de saúde."

Além de oferecer tratamento, o centro deve realizar trabalhos voltados à prevenção do aparecimento de feridas e manter um software de controle estatístico e epidemiológico.

Voltar ao topo