Brasil virou sinônimo de moda

Falta pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo, que este ano será na Alemanha. E, muito antes da bola começar a rolar, já é fácil encontrar pessoas com a camisa do Brasil andando pela rua. Mas, desta vez, usar camiseta ou acessórios com as cores verde e amarelo não é só para torcer pela seleção brasileira no mundial. Usar o Brasil se tornou moda, aqui e lá fora. Há opções para todos os gostos e bolsos.

O ator Carlos Roberto Teles mandou fazer roupas com a bandeira e as cores do Brasil especialmente para a Copa do Mundo da Alemanha. No mundial passado, disputado na Coréia do Sul e no Japão, Teles mandou fazer uma calça com várias bandeirinhas do Brasil. "Na última Copa essa calça deu sorte. Por isto estou usando de novo", conta. Ele só lamentou que os preços dos tecidos estão caros.

O montador João Henrique Xavier de Campos usa sua camiseta com as cores brasileiras em todas as ocasiões. "Acho muito legal. Tenho essa e mais outras duas. Agora, como é Copa, eu quero comprar uma camisa da seleção oficial, para torcer bastante", diz.

O estudante Antônio Delgado acredita que usar camisetas do Brasil, inspiradas no futebol, está na moda. "É um pouco pelo futebol, mas também pelo patriotismo. Tem ainda a motivação da Copa do Mundo, que está chegando. Já até comprei uma calça da seleção, para usar na torcida e todos os dias", afirma. A auxiliar Glaucy Rodrigues da Cunha se encantou pelas camisetas do Brasil no último Natal, quando ganhou uma peça. Ela já comprou outras duas. "Os modelos estão bem bonitos e há opções bem femininas. As mulheres não precisam usar as camisas muito largas, masculinas. Estou usando as camisetas por dois motivos: pela Copa e porque também está na moda", argumenta.

O fenômeno das roupas e acessórios inspirados no Brasil já está acontecendo há algum tempo, segundo a designer de moda Denise Bianco, também professora da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). A história começou com a Gisele Bündchen, a top model brasileira que faz sucesso nas passarelas internacionais. "Foi a primeira modelo com curvas, com um andar diferenciado. Outras modelos brasileiras começaram a ganhar destaque com isso. O Brasil passou a ser mais notado. O País está na moda e a Copa acentua essa expressão", afirma. Outro fator que contribuiu para este fenômeno foi a comemoração do ano brasileiro na França, em 2005.

As pessoas sempre vestem mais as cores brasileiras na época da Copa do Mundo. Mas as vestimentas foram compradas logo ou já tiradas do armário por causa da moda. "As pessoas estão vestindo a camisa do Brasil de maneira antecipada, devido a essa tendência", comenta Denise.

As cores do Brasil e a própria bandeira – com formas geométricas diferenciadas em relação às bandeiras de outros países – permitem a inspiração nas produções. "O colorido da nossa bandeira é um ícone da expressão de ser brasileiro. Muitas empresas fabricaram biquiínis, bolsas, camisetas e acessórios inspirados no Brasil. A criatividade está aflorada e tem aparecido muitas propostas diferenciadas", explica.

Marcas de grife também apostam na idéia

A procura por camisas da seleção brasileira e camisetas com as cores verde e amarelo já é boa, mas a tendência indica que as vendas devem aumentar quando a Copa do Mundo estiver mais próxima ainda. Como o Brasil está na moda, não são apenas as lojas de artigos esportivos que saem no lucro. As marcas de grife também apostam neste filão.

As cores do Brasil já fazem parte do mostruário das lojas Drop Dead, mas uma minicoleção está sendo desenvolvida especialmente para a Copa do Mundo. As peças são para o inverno, estação climática do período do mundial. "A procura por roupas com as cores do Brasil já acontece há algum tempo, não só para a Copa do Mundo. Mas esta época sempre ajuda para dar um impulso nas vendas", comenta Kátia Burgel, supervisora da rede Drop Dead.

As lojas Fórum também vão disponibilizar roupas com verde e amarelo para quem quiser torcer pelo Brasil. As peças ainda não chegaram no estabelecimento, mas seguem a linha de camisetas de manga comprida, tipo uniforme. "A Copa é um chamariz", explica Francisco Moreira, gerente da loja Fórum no Shopping Müeller.

Nem mesmo a lingerie escapa da tendência brasileira. Sutiãs e calcinhas com detalhes nas cores do Brasil são encontrados nas lojas especializadas. Há peças mais populares, mas a onda brasileira atingiu até as confecções mais sofisticadas. Cláudia Negretti Dutra, proprietária da Corsetteria Calla, no Shopping Müeller, conta que já existem coleções próprias para a Copa do Mundo. A proposta está direcionada para as mulheres que vão para a Alemanha assistir aos jogos. "A proposta é realmente aparecer, mas as mulheres que vão ficar no Brasil também podem aproveitar. São peças delicadas, com detalhes em miçangas e bordados", declara.

Menor preço

Os estabelecimentos mais populares estão com as vitrines cheias de opções neste estilo. Os preços acessíveis atraem cada vez mais pessoas, que entram no espírito brasileiro. "Espero que a Copa do Mundo empolgue bastante", aponta Halim Drgham, da loja Marcinho Modas, na Rua Riachuelo. As peças vendidas na loja dele variam de R$ 5 a R$ 12.

As lojas de artigos esportivos também se esforçam para atender a demanda da época e aproveitam para ganhar mais. As encomendas de camisas oficiais da seleção brasileira só terminam durante a Copa na loja Dib Sports. "Este ano, o pessoal realmente começou a procurar mais cedo. Nas outras Copas, os torcedores chegavam aqui em cima da hora. Mas as vendas maiores devem acontecer mesmo durante a Copa", fala Jorge Dib Sobrinho, proprietário do estabelecimento. Ele tem uma relíquia à venda: uma camisa que a seleção brasileira usou na Copa de 1982.

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