Bolo de Santo Antônio é o primeiro passo rumo ao altar

Para mulheres e homens solteiros que pretendem se casar, ou pelo menos encontrar um par, o mês de junho é a grande oportunidade. Até o próximo domingo, quando se comemora o Dia de Santo Antônio, estão sendo vendidos os tradicionais pedaços do bolo do santo, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Curitiba.

A venda iniciou ontem, e a expectativa dos organizadores é que até domingo sejam vendidos 15 mil pedaços do doce “milagroso”. Mas diz a tradição que para encontrar um par é preciso achar o santinho que está no seu pedaço.

Foram colocados 2.700 santinhos em 90 bolos que, juntos, formam somente um. Cada um dos 90 tem um metro. A aposentada Tereza Rosa dos Santos, de 75 anos, foi na missa do Santuário e aproveitou para comprar um pedaço do bolo.

Ela contou que é viúva, mas já encontrou um santinho há alguns anos, e um par em seguida. Ontem, ela pretendia achar mais um santinho e, se possível, arrumar outro namorado. Porém, ela não revelou para a reportagem se encontrou o segundo santo.

“O meu primeiro namorado arrumou outra, então eu dei um pontapé nele. Mas agora quero encontrar alguém que valha a pena”, brincou ela. Tereza é devota do santo, e diz que ele não é somente casamenteiro. “Ele nos dá muitas coisas que pedimos, como paz e saúde. E ainda ajuda a encontrar objetos que perdemos”, disse.

Daiane Isidoro, de 23 anos, encontrou um santinho no sábado, mas ontem foi ao Santuário Nossa Senhora do Carmo para garantir mais um. E garantiu tanto o namorado como outras coisas, que para ela são mais importantes. “Ele traz felicidade e paz, não só casamento. Sempre quando começa o mês de junho eu rezo”, contou.

A organizadora do bolo de Santo Antônio no Santuário, Terezinha Caciatori, conta que os 20 voluntários estavam preparando a massa há um mês, todos os dias da semana.

Para se ter uma ideia do tamanho do doce, foram utilizados 300 kg de açúcar, 300 de trigo e pelo menos oito mil ovos, sem falar nos outros ingredientes. Somente de doce de leite foram cinco baldes grandes, além da polpa de abacaxi e pêssego, muito fermento, leite condensado, creme de leite, etc.

A renda da venda será revertida para a construção do novo Santuário. O movimento maior está sendo esperado para o fim de semana. Faz dez anos que é realizada a venda no Carmo. A Paróquia do Bom Jesus, na Rui Barbosa, vai realizar a venda do bolo sábado e domingo. O pedaço vai custar R$ 2,50.

Santo Antônio

O Santo Antônio é um dos santos mais populares do Brasil. Além de ser conhecido como santo casamenteiro, ele também é tido como pai dos pobres e é invocado frequentemente por quem perde objetos.

O verdadeiro nome do santo, que nasceu em Lisboa em 1195, é Fernando de Bulhões. Ele faleceu com apenas 36 anos e foi canonizado um ano depois. Há várias explicações não oficiais sobre a sua “fama” de casamenteiro.

Uma delas é que depois que uma moça de um vilarejo se casou, ela colocou um manto azul bordado com ouro sobre ele. Porém, seu casamento não foi satisfatório, e ela retornou ao santo para pedir a felicidade.

E conseguiu. Conta a lenda que o próprio santo teria ido à casa da moça para pedir a paz ao seu marido. Outra história conta que o rapaz ajudava moças a encontrarem um dote, em uma época em que elas eram marginalizadas.