Bancos são os que menos resolvem reclamações

Bancos e instituições financeiras são os campeões do ranking de reclamações não resolvidas na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR). Levantamento divulgado ontem revela que o grupo Panamericano se mantém no topo do índice de não-resolução. Entre janeiro de 2011 a maio de 2011, deixou de resolver 58,47% dos problemas apresentados por consumidores em 171 audiências.

Na segunda posição está o Grupo Santander, que não solucionou 55,12% das reclamações. Em terceiro lugar aparece o Banco do Brasil, com 53,94% de demandas sem resposta, seguido pelo Grupo Votorantin, do qual fazem parte a BV Leasing Arrendamento Mercantil e a BV Financeira S.A, com índice de 52,65%. O Grupo B2W, formado por Lojas Americanas, Americanas.com, Submarino. com e Shoptime.com, surge na quinta colocação, com 52,31% das reclamações não resolvidas. A lista está disponível no site www.procon.pr.gov.br, em Comportamento dos Fornecedores nas Audiências.

“Muitas dessas empresas apresentam um alto índice de não-resolução, contando com a possibilidade de repassar a questão para o poder Judiciário e com uma possível desistência por parte do consumidor”, explica a coordenadora do órgão, Claudia Silvano. “Além disso, o Procon-PR vem constatando que muitos fornecedores terceirizam seus serviços, mas os representantes não solucionam o problema do cliente”, ressalta.

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