Baía de Guaraqueçaba ganha 40 mil robalos juvenis

A baía de Guaraqueçaba ganhou nesta quinta-feira (29) mais 40 mil robalos juvenis. Esta foi a terceira etapa de soltura de peixes realizada em 2007 pelo projeto estadual de repovoamento das baías paranaenses – executado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Secretaria da Agricultura com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Até o final do próximo ano, 300 mil robalos serão soltos em seu habitat natural.

?Com este projeto estamos repondo na natureza o que foi retirado?, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, que esteve presente ao evento. ?Esta ação tem um caráter preventivo e irá garantir a qualidade sócio-ambiental das comunidades das ilhas e do meio ambiente do Paraná. Afinal, enquanto tivermos diversidade, teremos qualidade ambiental?, completou.

O projeto do Governo do Paraná para repovoamento com robalos é executado com recursos de R$ 830 mil do Fundo Paraná, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, e integra o Programa de Apoio à Pesca e Aqüicultura no Litoral Paranaense.

Desenvolvido desde 2003 para gerar alternativas de renda e melhorar a qualidade de vida das famílias de pescadores artesanais, o programa já trouxe benefícios, segundo o coordenador da macrorregião Litorânea, Mário Roque. ?Foram adquiridos quatro depuradores de ostras, com capacidade para descontaminar 500 dúzias de ostras por dia, e outros equipamentos para o trabalho em campo, como barcos e veículos?, relatou.

Por meio do projeto também foi feito o censo da pesca, que identificou 5,8 mil pescadores no litoral paranaense; além de seminários e treinamentos para pescadores e profissionais que atuam na área e ainda análises laboratoriais e exames físico-químicos das águas, moluscos e carne. A elaboração de projetos para licenciamento ambiental em maricultura, junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Ibama também foi destacada pelo coordenador da macrorregião.

Ao final do evento, o secretário Rasca ressaltou a necessidade de que turistas e comunidades locais respeitem o período de defesa de espécies marinhas – como caranguejo e camarão, que têm sua captura proibida até o dia 15 de dezembro. Também estiveram presentes à soltura dos robalos a coordenadora do Provopar, Lucia Arruda, e o prefeito de Guaraqueçaba, Riad Said Zahoui.

Voltar ao topo