Diagnóstico

‘Autotestagem’ para vírus HIV é sucesso e bate meta

O projeto A Hora é Agora, que permite realizar testes de HIV em casa, com kits que podem ser pedidos pela internet, já superou em mais de 100% a meta estabelecida no lançamento, em fevereiro de 2015. A meta inicial do projeto – que é reaizado em Curitiba em caráter piloto e pioneiro – era a distribuição de 1 mil testes por meio da plataforma virtual. Até agora, já foram distribuídos 2.679 testes de fluído oral, dos quais 558 retirados na Farmácia Popular e o restante entregue via Correios. O projeto visa ampliar o diagnóstico precoce entre gays e homens que fazem sexo com homens, considerados as populações mais vulneráveis à infecção pelo HIV.

O projeto “A Hora É Agora” é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), o Grupo Dignidade, a Universidade Federal do Paraná e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

Os testes podem ser solicitados pela plataforma virtual do projeto (www.ahoraeagora.org), que já teve mais de 57 mil acessos. Dos 2.679 testes de fluido oral distribuídos, 444 tiveram os resultados registrados no site do programa, como é indicado. Destes, 19 testes eram reagentes.

Ao solicitar o teste de fluido oral para o HIV no site do projeto, o usuário pode escolher se deseja receber o teste em casa ou retirá-lo na Farmácia Popular (Rua Cândido Lopes, n.º 208, Centro – de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8 horas ao meio-dia).

As instruções para a autotestagem estão disponíveis na bula do kit. Há também um link na plataforma que dá acesso ao vídeo demonstrativo sobre a forma correta de fazer o teste e ler seu resultado.

Em caso de resultado positivo, os participantes são orientados a procurar o Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) da Secretaria Municipal da Saúde para confirmação do diagnóstico da infecção e o agendamento da consulta médica para acompanhamento.  Os usuários do site também têm à disposição uma linha telefônica (Disque Agora, 041-3322-2200) 24 horas por dia, 7 dias por semana, para tirar dúvidas e obter apoio especializado.

Além do acesso aos testes, há informações sobre prevenção das DST/AIDS e uma calculadora que avalia o risco de infecção, além de fornecer um resultado com base nos comportamentos relatados.

Metas

Para a enfermeira Liza Bueno Rosso, coordenadora do Programa Municipal de DST AIDS e Hepatites Virais do Centro de Epidemiologia da Secretaria, a possibilidade de acessar um teste anti-HIV solicitado de forma sigilosa e gratuita pela internet ou aplicativo de celular se mostrou uma ferramenta extremamente inovadora e positiva para atingir o público masculino jovem. “Mesmo com a grande oferta de locais para testagem existentes na rede pública, esse público ainda era resistente a procurar um serviço de saúde”, comentou.

Liza observa que o maior acesso desses usuários ao autoteste permitiu a identificação de novos casos e a inclusão desses pacientes em tratamento. “É muito gratificante o fato de conseguirmos milhares de acessos no site, que, além de oferecer um autoteste gratuito, traz muitas informações e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, formas de transmissão, de prevenção e locais para testagem, além de calcular o risco a que a pessoa está se sujeitando”, salientou.

Compromisso

A coordenadora destacou ainda o compromisso firmado pelo Secretaria da Saúde com a UNAIDS em atingir a meta conhecida como 90-90-90 que prevê que, até o ano de 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas recebam terapia antirretroviral; e 90% das pessoas recebendo ,tratamento possuam carga viral indetectável, reduzindo o risco de tranmissão. “A estratégia do e-testing veio para ampliar ainda mais as estratégias que o município já desenvolve”, pontuou.

Quanto mais precocemente a pessoa se descobrir soropositiva e iniciar o tratamento adequado, menor o dano que o HIV causa ao sistema imunológico. Além disso, o tratamento apropriado leva a uma queda de 96% na possibilidade da transmissão do vírus. Atualmente, o tratamento da infecção pelo HIV é realizado apenas com um comprimido ao dia.
Além do site, o aplicativo do projeto está disponível gratuitamente para download nas plataformas Android e IOS. Dessa maneira, o interessado também pode requerer seu teste pelo celular – uma ação pioneira em território nacional, colocando o “A Hora é Agora” como referência ao acesso à testagem.