“Assembleia virtual” reduz discórdia em condomínios

A tecnologia está ajudando a diminuir as discórdias e facilitar a tomada de decisões nas temidas reuniões de condomínio. A “assembleia virtual” já é conhecida há um ano em São Paulo. De acordo com a Superlógica, empresa de Campinas (SP) pioneira no setor, a novidade ainda não é utilizada em Curitiba, mas deve ser adotada por aqui em breve.

Pelo sistema, os proprietários acessam a assembleia por meio de um site. Lá ficam disponíveis, por mais de vinte dias, a pauta da discussão e outros documentos relacionados à reunião, como orçamentos ou leis.

Nesse período, os proprietários podem realizar comentários e dar sua opinião sobre cada item da pauta por meio de uma espécie de fórum de discussão. Todos são alertados por e-mail com um resumo das participações e depois podem tomar a decisão sobre cada proposta.

O sistema permite ainda que o proprietário que não puder comparecer à assembleia presencial para votar imprima uma procuração com sua intenção de voto para cada item.

Luis Cêra, um dos diretores da empresa que desenvolveu o software, conta que a baixa participação dos proprietários nas decisões levou a equipe a pensar em algo que pudesse facilitar a realização das assembleias.

Por questões legais, a assembleia não pode ser realizada de forma totalmente virtual, uma vez que parte dos moradores pode não ter acesso à internet. Nestes casos, os moradores recebem um resumo da discussão de um mediador nomeado, que também é responsável por repassar estas opiniões ao ambiente virtual.

Os testes dos softwares mostraram, entre os benefícios, que o tom das discussões entre os moradores tornaram-se mais cordiais e as decisões são tomadas de forma mais racional, para o melhor de todos.

“Em questões polêmicas, a pessoa tem a oportunidade de tomar uma água, relaxar e pensar duas vezes antes de responder. Isso dificilmente acontece nas assembleias presenciais em que as pessoas estão cansadas e há muitos itens a serem discutidos em pouco tempo”, contou.

Entusiasta do sistema, o gerente de atendimento da Administradora de Condomínios Adecoll Servisa, de Curitiba, Luiz Antonio Ribeiro, destaca ainda outras vantagens. Segundo ele, fica mais fácil para que o morador consiga conciliar seu tempo para participar das discussões, sem ficar restrito a um único dia e horário. “Ele pode entrar no ambiente a qualquer tempo.”

Luis também comenta que com a redução das ofensas entre moradores e melhoria da qualidade da discussão, cada vez mais proprietários começam a participar, o que melhora as decisões. “Na assembleia presencial tradicional a duração é curta, as discussões são pobres e o estresse é elevado. Com uma duração maior as decisões são bem mais analisadas e há maior consenso”, explicou.

Comunidade

Para Silmara Reis, síndica do condomínio Residencial dos Pinheiros, em São Bernardo do Campo (SP), a ferramenta também ajuda a melhorar a cordialidade entre os vizinhos e ressaltar o sentimento de comunidade.

Ela conta que o condomínio, com 216 apartamentos, adotou o novo sistema desde agosto do ano passado. Antes da assembleia virtual, as assembleias contavam com a participação de apenas 10% dos moradores, em média. Hoje, esses índices chegam a 75%.

Ela acredita que as assembleias tradicionais são muito tumultuadas pelo pouco tempo e grande quantidade de assuntos a serem resolvidos, o que desestimula a participação dos moradores.

“A ferramenta acabou fazendo uma aproximação maior da comunidade, um interesse maior pelo bem comum. E as decisões são tomadas com mais cautela, com mais cuidado. Muitas vezes, como a assembleia é mais demorada, um morador acaba trazendo novas idéias, sugestões e há tempo para revisar o custo e orçamentos sempre que necessário”, contou.

Virtual

E não só nas assembleias que o ambiente virtual vem facilitando a vida dos moradores. Muitos condomínios já oferecem serviços como a emissão de segunda via de boletos para pagamento e atas da assembleia na internet.

Outros documentos como orçamentos e avisos gerais da administração também podem ser encontrados com apenas alguns cliques.