Apesar da concorrência, concursos são boa opção

Disciplina, esforço e estudar muito. A receita de muitos candidatos que querem passar em concursos públicos é conhecida. Mas sem os três elementos dificilmente o candidato consegue a tão sonhada vaga. É preciso abdicar dos momentos de lazer e com a família para estudar. “Concurso público é mais do que vestibular. Hoje, dependendo dos cargos com salários mais atrativos, a preparação dura em média três a quatro anos”, comenta Henrique Arns de Oliveira, proprietário do Curso Professor Luiz Carlos, especializado na preparação de candidatos na área jurídica.

E não basta estudar apenas a parte teórica. Uma dica que Oliveira dá para quem quer fazer concurso público é refazer provas passadas, como treinamento. Assim é possível saber como a teoria é cobrada no dia da prova. Isso vale para qualquer tipo de concurso.

Estabilidade

Maria Tereza Pereira, formada em Direito, há quatro anos tenta uma vaga na magistratura estadual. São seis horas de estudo diariamente, de segunda a sábado. Em épocas de provas, a jornada pode chegar até a 12 horas de estudos, que abrangem também os domingos. “Mesmo que não tenha concurso aberto, eu continuo estudando para não perder o ritmo. Tento uma vaga pelo sonho que sempre tive”, conta.

Os cargos com salários mais altos são os mais visados – principalmente na área jurídica -, mas as vagas de nível técnico não são desprezadas. Muitas vezes estes lugares são preenchidos por candidatos com curso superior, com a intenção de conseguir a estabilidade necessária para continuar estudando para outro concurso. “A principal motivação hoje em dia para a procura pelos concursos públicos continua sendo a estabilidade. São diversos fatores dentro da estabilidade, como a dificuldade de ser mandado embora, o pagamento do 13.º salário, férias e até o horário de trabalho fixo”, comenta Oliveira. Atualmente há quase 30 mil vagas disponíveis em concursos públicos em todo o País.