Apaixonados por Fusca têm encontro marcado

Considerado o carro mais popular do planeta, o Fusca tem admiradores espalhados por todo mundo. No Brasil, existe até o Dia Nacional do Fusca, comemorado em 20 de janeiro. Geralmente nas proximidades desta data, amantes do carro, que surgiu no ano de 1937, se reúnem para contar histórias, admirar fotos antigas e trocar experiências.

Em Curitiba, o Clube Nipon, que organiza eventos automobilísticos de caráter beneficente, todos os anos promove um encontro de apaixonados por Fusca. O próximo irá acontecer amanhã, no estacionamento da lanchonete Mc Donald?s localizada no supermercado Wal-Mart, na Avenida das Torres, das 10h às 17h. "Vamos reunir cerca de cem Fuscas e outros cinqüenta carros de outros modelos (como Kombi, Variante, TL, Bugue e Puma)", comenta o presidente do clube e idealizador do encontro, Edílton Matusne. A entrada no evento irá acontecer mediante doação de alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza, que serão destinados ao Lar do Idoso do Tarumã, mantido pela organização não governamental Socorro aos Necessitado.

O gosto de Edílton por Fusca é antigo. Ele conta que aprendeu a dirigir no automóvel e mantém cinco em sua casa – modelos 1959, 1967, 1970, 1972 e 1976. O mesmo acontece com o organizador do clube, Ricardo Luís Cordeiro, que tem um Fusca 1960. O carro é utilizado por toda sua família e tido como um bem precioso, não sendo trocado por qualquer veículo mais moderno. "O Fusca foi muito utilizado na Segunda Guerra Mundial e considerado bastante eficiente por não precisar da utilização de água para refrigeração do motor. Seu formato pequeno foi planejado com o objetivo de que dois adultos viajassem nos bancos da frente e três crianças atrás, atendendo ao padrão de família da época em que foi criado. No Brasil, o carro deixou de ser fabricado em 1996, no governo do ex-presidente Itamar Franco. Porém, até hoje, os modelos ainda em circulação dão poucos problemas de mecânica", conta Ricardo.

Assim como existem pessoas que preferem manter a originalidade do Fusca, também há quem aprecie modificá-lo de acordo com gostos e necessidades pessoais. Dessa forma, o Fusca também é um carro bastante procurado para "tuning". Quando isso acontece, os proprietários alteram uma série de características, como pintura, estofamento e potência do motor. "Por tudo isso, existem Fuscas que valem de R$ 1,5 mil a R$ 40 mil", revela Ricardo.

Voltar ao topo