ANTT suspende passeio de maria-fumaça

Recém-inaugurado, o passeio da maria-fumaça que circula entre as cidades gêmeas de União da Vitória e Porto União, na divisa entre Paraná e Santa Catarina, foi suspenso na semana passada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Após uma inspeção na via, no vagão e na locomotiva – que passou por uma longa reforma e começou a circular no dia 25 de março -, o órgão comunicou à América Latina Logística (ALL), que gerencia a linha, que até que diversas irregularidades fossem resolvidas, o trem não poderia trafegar.

De acordo com a gerente de relações corporativas da ALL, Priscilla Oliveira Pereira, a ANTT foi clara ao informar que os passeios estão suspensos até que a maria-fumaça esteja dentro das especificações pedidas.

"A ALL não se opõe ao funcionamento do trem turístico. Assim que estiver tudo em ordem, a linha volta à ativa", explica a gerente.

Entre as irregularidades estão a colocação de sinalização vertical e redutor de velocidade nos cruzamentos entre a linha férrea e vias das cidades -trabalho que deve ser realizado pelas prefeituras; apresentação do laudo da caldeira da locomotiva e colocação de extintores de incêndio no vagão. Já a melhoria da drenagem e nivelamento e alinhamento da linha ficará por conta da ALL. "São requisitos que podem ser feitos rapidamente, mas necessários para a segurança do passeio", ressalta Pereira.

Mas segundo o chefe de gabinete da Prefeitura de União da Vitória, Bachir Abbas, a administração ainda não foi comunicada da decisão da ANTT. "Já estávamos recebendo gente de toda a região interessada no passeio. Nossos esforços são no sentido de colocar o trem para funcionar o mais rápido possível", diz.

História

A locomotiva 310, construída em 1913 nos Estados Unidos, pertenceu à Rede Ferroviária Federal S.A. A máquina ficou instalada na Praça Visconde de Nácar, em União da Vitória, durante 28 anos, até que a Associação dos Amigos do Trem – que administra os passeios -, em outubro de 2005, iniciou a reforma da locomotiva. O dinheiro para a reforma, cerca de R$ 100 mil, veio do Ministério do Turismo. A associação também reformou a Estação Engenheiro Mello e a idéia é fazer o trajeto entre as duas cidades para alavancar o turismo local. 

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