Animais visitam Pequeno Príncipe

As crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe receberam ontem uma visita muito especial. Filhotes de animais criados no Zoológico de Curitiba passaram a tarde trazendo alegria para os pequenos. Segundo a psicóloga Patrícia Bertolini, a integração das crianças com os animais melhora o humor e aderência ao tratamento.

As crianças puderam pegar, acariciar e ficar sabendo um pouquinho mais sobre a vida dos filhotinhos de patos, porcos-da-índia, tartarugas, jabutis, galinhas e coelhos. Alguns não viam a hora de pegar um deles no colo, outros estavam um pouco receosos e só aos poucos foram vencendo o medo. A filha de Suzan Kelly Vidolin de Almeida, de 4 anos, está internada no hospital há 11 dias. No início ela olhava timidamente para os bichinhos, depois criou coragem para pegar um deles no colo. Aos poucos a carinha que estava sem expressão dava lugar a um sorriso. “As visitas animam bastante”, fala Suzan. Renata Izidora Arendt, 5 anos, também ficou feliz com a visita, ela está em tratamento desde o último domingo. “Ela sempre fica abatida, mas depois das visitas melhora e até esquece dos remédios”, diz a mãe Mazilda Izidoro. Vadenir Freres Kotarciski tinha acabado de internar o filho e para ela a atividade estava servindo para amenizar a situação.

O hospital e o zoológico firmaram parceria há 5 anos e bimestralmente a entidade recebe os visitantes ilustres. A psicóloga Patrícia explica que cientificamente não existe nenhuma comprovação de que a zooterapia ajude no tratamentos das crianças. Mas eles ficam mais dispostos e até aderem melhor ao tratamento. Os animais recebem um tratamento especial no zoológico para permitir o toque. Antes de serem enviados ao hospital eles são alimentados e passam por um processo de higienização. Além do Pequeno Príncipe, os bichinhos visitam crianças em outros hospitais e escolas que atendem crianças com necessidades especiais. São realizadas visitas a cada 15 dias. É feito um rodízio de animais para impedir que eles fiquem estressados. Entre eles tem até uma jibóia, mas ontem ela não participou da atividade.

Voltar ao topo