Alunos ficam sem aula no município de Rio Azul

Os 37 alunos de uma pré-escola de Rio Azul, cidade da região Centro-Sul do Estado e a 36 quilômetros de Irati, estão sem endereço fixo para estudar este ano.

A Escola Municipal Pequeno Polegar, que tinha sido interditada pelo Corpo de Bombeiros há cerca de dois meses, foi destruída no último sábado por um incêndio.

Agora, as crianças deverão ter aulas na sala da biblioteca da Secretaria Municipal de Educação. Para piorar a situação, todo o equipamento da escola estava na sede que pegou fogo e foi totalmente destruído.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Igleci Popovicz, a Prefeitura de Rio Azul ainda não conseguiu construir uma nova sede ?por falta de verbas?. Ela conta que havia um projeto pronto, mas o valor de sua execução era muito alto. ?Agora estamos elaborando um projeto mais simples. Se a licitação sair até a semana que vem como estamos programando, até o final de julho a nova escola fica pronta?, promete.

Desde a interdição pelos bombeiros, as aulas vinham acontecendo em uma sede provisória, em salas usadas para aulas de catequese da igreja Santa Terezinha. Mas o prazo do empréstimo da igreja expirou e as salas precisaram ser devolvidas. Os materiais da escola, segundo Popovicz, foram levados à sede antiga da escola porque não havia outro local para deixá-los.

?Estamos sediando os Jocops (Jogos Colegiais do Paraná) e todos os espaços que temos estão sendo usados para alojamento das equipes. Inclusive não está tendo aula na cidade esta semana.?

As causas do incêndio na sede antiga da escola estão sob investigação na Delegacia de Irati. Segundo o delegado Eduardo Barbosa, nenhuma causa pode ser descartada. ?Estamos aguardando o resultado da perícia e o laudo do Corpo de Bombeiros?, informa. Popovicz calcula que o incêndio gerou um prejuízo de cerca de R$ 40 mil. Entre os materiais perdidos, estavam armários, carteiras, brinquedos, material de papelaria, eletrodomésticos e equipamentos de cozinha.

Voltar ao topo