Alunos desenvolvem trabalho de campo ao longo do Rio Belém

Perceber as alterações ambientais promovidas pelo homem através da análise da qualidade dos recursos hídricos disponíveis. Esse é o objetivo de um trabalho de campo que vem sendo desenvolvido por alunos do colégio Medianeira, em Curitiba, ao longo do Rio Belém.

Ontem, duas turmas de estudantes da quinta série do ensino fundamental visitaram a nascente do rio, no bairro Cachoeira e, posteriormente, coletaram amostras de água no lago do parque São Lourenço. As amostras serão levadas para um laboratório de Ciências para que as crianças possam analisar coloração, PH e quantidade de microorganismos. ?Há algumas semanas, de forma multidisciplinar, os estudantes estão aprendendo sobre meio ambiente. Com o trabalho de campo, as crianças podem ver o que está acontecendo com o Rio Belém, que está bastante poluído, e tirar suas próprias conclusões. Os estudos feitos fora da sala de aula facilitam o aprendizado?, comentou a professora de Geografia do Medianeira, Adriana Tremari.

O Belém foi escolhido para pesquisa por ser considerado um rio totalmente curitibano. Ele nasce no bairro Cachoeira e deságua no Parque Iguaçu, no bairro Boqueirão. Ao longo do percurso da água, os alunos são orientados a observar condições da nascente, mata ciliar, largura do leito do rio, problemas provocados pela estiagem, ocupações ao longo da margem e presença de ligações clandestinas de esgoto. ?Recebendo noções sobre meio ambiente, as crianças devem adotar um comportamento mais cidadão no dia-a-dia. Verificando as condições do rio, elas passam a entender a importância da economia de água, a incentivar seus familiares a fazerem jardins em suas casas e a não jogar lixo nas ruas, entendendo que os resíduos entopem os bueiros e têm como destino final os rios?.

Alunos

Durante os trabalhos, as crianças se mostravam bastante empolgadas e davam lições de cidadania. O que mais chamou a atenção da estudante Camilla Bonasoli, de 11 anos, foi o fato de a nascente do Rio Belém estar quase seca em função da estiagem. ?O nível do rio está bem abaixo do normal. É muito bom sair da sala de aula e poder observar a situação real do Belém?, afirmou.

Já os alunos João Victor Navarret de Almeida e Alice de Perdigão Lana, também de 11 anos, ficaram impressionados com a sujeira presente no rio e comentaram que a manutenção das condições do mesmo deve ser de responsabilidade de todos. ?Não é só o governo que deve cuidar para que o rio fique limpo. Toda a população deve se preocupar com isso. O Belém é um rio curitibano e são os curitibanos que devem cuidar dele?, disseram. 

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